KRKA

Dia do Farmacêutico: Maria do Céu Machado apelou a «maior articulação» entre os profissionais de saúde

Maria do Céu Machado salientou a importância de existirem “indicadores de processo” que permitam uma “maior articulação entre todos os intervenientes na saúde, nomeadamente com os farmacêuticos”. A pediatra falava num seminário que decorreu na Gulbenkian, no âmbito do Dia do Farmacêutico 2016, que se assinala a 26 de setembro.



A diretora do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria (CHLN), que proferiu a conferência de abertura, intitulada “Um futuro para a Saúde – O compromisso dos profissionais de saúde”, sublinhou o papel fundamental dos farmacêuticos, nomeadamente, na revisão da medicação, na educação para a saúde, no aconselhamento, nos rastreios e na referenciação.



O seminário promovido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (OF) insere-se numa série de iniciativas que decorrem ao longo destes dias, cujo ponto alto será a Sessão Solene do Dia do Farmacêutico, na próxima segunda-feira.



Segundo Ema Paulino, presidente daquela Secção da OF, responsável pelas comemorações deste ano, um dos principais objetivos dos vários eventos que vão tendo lugar visam melhorar a interligação entre farmacêuticos, outros profissionais de saúde e utentes.

Isso mesmo foi referido por Ema Paulino, que partilhou a mesa da sessão de abertura com José Matos Rosa, presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.

O programa do seminário permitiu abordar as áreas clássicas de intervenção farmacêutica: indústria farmacêutica, distribuição grossista, farmácia hospitalar, análises clínicas e farmácia comunitária.



Bárbara Aranda da Silva, da Direção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da OF, moderou o painel “Indústria Farmacêutica”, em que participaram Helena Farinha, responsável pelos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Egas Moniz, e João Almeida Lopes, presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma).

Inserido no programa de comemorações do Dia do Farmacêutico 2016, será lançado esta terça-feira o projeto “Geração Saudável Sénior”, a implementar em centros de dia e IPSS e que prevê, segundo a OF, a realização de formações em torno do uso responsável do medicamento e a diabetes, assim como a dinamização de rastreios.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda