KRKA

«Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: uma jovem de 70 anos, uma referência nacional»


Miguel Rovisco de Andrade

Diretor-geral da A. Menarini Portugal



A Medicina Interna é reconhecidamente um dos marcos importantes no contexto clínico, em Portugal. Ao longo dos seus 70 anos de existência, tem sido claramente visível a preocupação da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna na formação contínua, na atualização de conhecimentos – não só dos seus associados, mas da comunidade médica em geral – e no bem-estar dos doentes.

Sendo a A. Menarini Portugal uma empresa farmacêutica de referência, que atua em áreas como a Cardiologia, a doença respiratória, a dor, as disfunções sexuais, a Reumatologia, a Gastroenterologia e o Consumer Health (suplementos vitamínicos, distúrbios urinários, otologia), entre outras, é com orgulho e sentido de comunidade que temos participado em diversas atividades organizadas pela SPMI.

Desde congressos nacionais a ações de formação, passando também pelo apoio à publicação do livro Risco Cardiovascular, e associando-se agora a esta edição especial da LIVE Medicina Interna, comemorativa dos 70 anos da SPMI.

Também o Grupo Menarini comemora neste ano de 2021 mais um aniversário – os seus 135 anos de existência.

Estamos cada vez mais empenhados na investigação para a cura de qualquer doença. É nos nossos dez centros de Pesquisa e Desenvolvimento, distribuídos pela Europa, EUA e Ásia, que colaboradores altamente qualificados trabalham todos os dias para a construção de um mundo melhor.

Consideramos que a Medicina Interna é a especialidade que se dedica ao doente como um todo e não à doença em si. Esta abordagem clínica exaustiva de cada doente faz com que as áreas de atuação sejam mais amplas.


Miguel Rovisco de Andrade

Desde a Angina de Peito à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), passando pela Diabetes, ou pela Hipertensão, entre outras, a A. Menarini Portugal tem estado presente nesta especialidade, considerando-se uma parceira para a melhoria da qualidade de vida de cada doente. Consideramos que A Saúde de Cada Um é o Nosso Compromisso.

Muito para além do contexto nacional, é de realçar as parcerias que a SPMI tem vindo a desenvolver com várias sociedades internacionais, dando assim a oportunidade de partilha de conhecimentos e experiências, essenciais para o ótimo desempenho de profissionais de saúde.

Desde a sua constituição, de 1951 até aos dias de hoje, a SPMI sempre se preocupou com o bem-estar dos doentes. Os médicos internistas dedicam inteiramente a sua atenção à pessoa em si, sendo os peritos na abordagem clínica exaustiva de cada doente. Este interesse pela pessoa em si é o que diferencia esta instituição, como sendo uma das mais antigas sociedades científicas do país.

Relativamente aos vários núcleos que constituem a SPMI, é de realçar o importante contributo que têm dado em diversos momentos da vida quotidiana, não esquecendo todo o acompanhamento durante esta fase tão difícil que o país começou a atravessar no início de 2020 e que continua a ser uma luta persistente.

A covid-19 veio, com certeza, destabilizar o mundo banal como o conhecíamos, todavia, a SPMI conseguiu continuar a dar formação contínua a todos os profissionais de saúde, através de iniciativas remotas, com a introdução do "online".

Desde o início da pandemia que a SPMI manteve o seu apoio à investigação, nomeadamente através do Centro de Ensino e Investigação em Medicina Interna (EIMI) mas, simultaneamente, adaptou os recursos às formações, passando do presencial para o virtual, reconhecendo a necessidade de acompanhar a evolução tecnológica,
observada um pouco por todo o mundo.

Com esta visão em mente, a Sociedade dedica todo o seu trabalho às pessoas, pelas pessoas. Estamos convictos de que os próximos 70 anos serão de continuação da dedicação ao trabalho, com o esforço e empenho de todos os profissionais que constituem a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.



A todos os colaboradores, associados e órgãos sociais da SPMI, a A. Menarini Portugal e todos os seus colaboradores desejam as maiores felicidades, acompanhadas de sucessos e conquistas para o bem-estar de todos, e esperamos não só continuar a apoiar os Vossos projetos mas também a comemorar o Vosso aniversário
por longos anos.

Bem hajam.



Artigo publicado na LIVE Especial Medicina Interna - 70 anos SPMI.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda