Osteoporose: é necessário «um diagnóstico mais precoce, antes do doente sofrer uma fratura»

O aumento da prevalência das doenças ósseas metabólicas, entre as quais a osteoporose, leva Ana Paula Barbosa a defender o envolvimento de todas as especialidades, devido à importância de um diagnóstico precoce. E agora que está a terminar o mandato de presidente da Direção e do Congresso da Sociedade Iberoamericana de Osteologia e Metabolismo Mineral (SIBOMM), a médica abraça outro desafio: preparar a reunião magna da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), à qual preside desde o ano passado.

Em entrevista à Just News, publicada no Jornal do XI Congresso da SIBOMM, Ana Paula Barbosa, endocrinologista no Centro Hospitalar Lisboa Norte, explica que organizar este evento "é complicado, mas é também estimulante, por ser um Congresso diferente dos moldes habituais. É muito interessante ter a visão de todos estes países."

Além dos simpósios de seis sociedades, que escolheram os temas que abordam, são focados na reunião "os aspetos de epidemiologia da osteoporose e das fraturas nos países da SIBOMM". Considera Ana Paula Barbosa que, "no fundo, a osteoporose é um problema de saúde pública mundial, tal como a obesidade, a diabetes, o cancro ou as doenças cardiovasculares. Cada vez há mais idosos e a partir de uma certa idade todos nós começamos a ter alterações da estrutura do tecido ósseo, com fragilização do osso".



A osteoporose "é uma doença do envelhecimento"

O Congresso da SIBOMM dirige-se a vários profissionais de saúde e a várias especialidades, nomeadamente a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Interna, a Ginecologia, a Fisiatria. Questionada sobre a importância que podem ter estas especialidades no diagnóstico e encaminhamento dos doentes, a presidente do evento não tem dúvidas:

"São fundamentais! A Medicina Geral e Familiar, por exemplo, está na base de tudo. A osteoporose é uma doença do envelhecimento. A maior parte das pessoas vai ter a doença. As mulheres a partir da menopausa começam a perder massa óssea de uma forma quase abrupta. Daí a importância da Ginecologia. A própria Reumatologia também está muito ligada à patologia muscular e osteoarticular.

Ana Paula Barbosa acrescenta ainda que "também há doentes que têm a doença precocemente, devido a fármacos e a uma série de patologias. Nestes casos, eu daria maior ênfase à Endocrinologia, porque diversas patologias endócrinas podem originar massa óssea reduzida. Ou seja, os médicos em geral devem estar sensibilizados para um diagnóstico mais precoce, antes do doente sofrer uma fratura. E estou a falar especificamente da osteoporose porque é uma epidemia mundial".



Médica por vocação e investigadora por paixão

Ana Paula Barbosa nasceu em 1964, no Porto, onde estudou Medicina, profissão que escolheu “por aspirar a tratar de doentes e doenças”. Apesar de também ter interesse pela Medicina Interna e pela Cardiologia, especializou-se em Endocrinologia, área suficientemente ampla para dar largas à investigação.

“As doenças endócrinas atingem todos os sistemas e órgãos do corpo humano. É uma especialidade muito abrangente”, explica. O gosto e a habilidade para investigação estão há muito reconhecidos. O convite para integrar os órgãos diretivos da SIBOMM [exerceu o cargo de secretária] acontece em 2009, no Brasil, na sequência da apresentação de trabalhos científicos e da participação em reuniões dos órgãos da Sociedade.

Em 2013, no Congresso da SIBOMM, em Madrid, Ana Paula Barbosa é eleita presidente, trazendo o Congresso bienal para Lisboa. Desde o ano passado que ocupa também o cargo de presidente da SPODOM. A estas responsabilidades somam-se a de médica e professora no Hospital Universitário de Santa Maria, investigadora, mulher e mãe.

Nos últimos anos, Ana Paula Barbosa tem apostado na investigação das doenças ósseas metabólicas. Aliás, é este o tema da sua tese de doutoramento: as repercussões do hipertiroidismo na massa óssea e nas fraturas. Efetua ainda a Consulta de Osteoporose Fraturária no Hospital Santa Maria, uma consulta multidisciplinar na área da osteoporose e pioneira no país.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda