Anestesiologia: A especialidade que é «o coração do hospital»
Segundo a presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA), Rosário Órfão, a nível nacional, a especialidade que representa enfrenta, atualmente, “grandes desafios”. Aquela responsável falava na cerimónia de abertura do Congresso da SPA 2018, em Lisboa, que se centrou no tema “Anesthesiology: the heart of the hospital".
Durante a sua intervenção, Rosário Órfão destacou que, em 2017, houve dois marcos que vieram “balizar” a Anestesiologia nacional. Um deles foi a aprovação da Rede de Referenciação de Anestesiologia, elaborada por um grupo de peritos. O outro foi a realização do segundo Censos desenvolvido pelo Colégio de Anestesiologia da Ordem dos Médicos, com o objetivo de conhecer a realidade desta especialidade médica em Portugal.
“A Rede de Referenciação de Anestesiologia fornece um road map para os serviços da especialidade, para a organização da atividade anestesiológica no organograma hospitalar”, referiu a médica.
Relativamente ao Censos, identifica dificuldades na implementação da rede, pois, “confirma as carências de recursos humanos de que todos nos apercebemos diretamente e identifica as principais lacunas dos cuidados anestesiológicos prestados aos cidadãos no SNS”.
"Alargar o campo de intervenção da nossa especialidade"
Segundo Rosário Órfão, “com níveis de excelência formativa, os avanços da Ciência e os crescentes ganhos de evolução tecnológica, a Anestesiologia moderna pode originar um aumento da qualidade e segurança dos cuidados médicos".
Assim, afirmou ser "fundamental alargar o campo de intervenção da nossa especialidade a mais áreas fora do bloco operatório - a Imagiologia, a Medicina da Dor Aguda, a Medicina de Emergência e Intensiva e, particularmente, a Medicina Perioperatória”.
Pais Martins, presidente da Comissão Científica do Congresso da SPA 2018, reforçou esta mesma ideia, lamentando que o campo “plurifacetado” da Anestesiologia incomode aqueles que “nos tentam empurrar para o bloco operatório como atividade limitante”.
“Nós recusamos e nunca aceitaremos que seja colocada em causa a amplitude e diversidade da nossa especialidade”, frisou.
"Âncora de várias especialidades cirúrgicas e médicas"
Quanto ao tema escolhido para a edição deste ano do Congresso - "Anestesiologia: O coração do hospital", Rosário Órfão considera que "a Anestesiologia é a alma, o coração da Medicina Hospitalar, exercendo a sua atividade de forma transversal".
Na sua opinião, funciona como "âncora de várias especialidades cirúrgicas e médicas, minorando a dor, o sofrimento e permitindo ao doente e família atravessar com dignidade um período difícil, mantendo a alma íntegra".
Pais Martins, Rosário Órfão, Graça Freitas, Daniela Filipescu, Miguel Guimarães e Sergio Logar Mattos
Uma Sociedade "dinâmica"
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, também marcou presença no evento, salientando o importante papel que as sociedades científicas têm na formação médica contínua, enquanto os colégios da OM estão mais vocacionados para a formação médica especializada.
Para o médico, "a Anestesiologia tem servido como bom exemplo daquilo que poderá ser feito por outras especialidades, nomeadamente pelos colégios de especialidade”.
Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, destacou o facto da Anestesiologia ser "uma especialidade transversal, sobretudo por ter uma cultura de qualidade e segurança”.
Já Daniela Filipescu, membro do Conselho da Sociedade Europeia de Anestesiologia e do Conselho da Federação Mundial das Sociedades de Anestesiologistas, ao usar da palavra referiu o “dinamismo da SPA”.
Prémios incentivam a investigação
Uma das novidades do Congresso deste ano foi a instituição do Prémio António Meireles, cujo principal objetivo é incentivar a investigação e a publicação na Revista da SPA. Rosário Órfão lembrou que o anestesiologista que dá o nome ao prémio, falecido em 2017, foi o primeiro editor chefe e fundador da Revista da SPA.
Foi ainda anunciada a criação de um prémio em parceria com a Biojam, que pretende, igualmente, estimular a investigação em Anestesiologia.
No Hospital Público poderá ser lida a reportagem completa sobre o Congresso de Anestesiologia.
Distribuído, de forma transversal, em cada unidade hospitalar do SNS, o jornal Hospital Público promove a partilha de boas práticas, processos de melhoria contínua, projetos inovadores e iniciativas implementadas por profissionais dos hospitais públicos.