KRKA

ARSLVT assegura formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo é a primeira ARS a ser acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) como entidade formadora em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).

A primeira ação de formação vai ter lugar já em março, na UCSP Almeirim, anunciou Luís Pisco, presidente da ARSLVT, na sessão de entrega dos certificados de acreditação, que decorreu na UCSP Sete Rios.

Como referiu o responsável, a ARSLVT é a primeira região acreditada para “formar em valências que podem salvar vidas”. O responsável indicou que na primeira ação de formação vão estar presentes 24 formandos oriundos dos ACES Lezíria e ACES Médio Tejo. “Nestes dois agrupamentos existem 34 desfibrilhadores prontos a ser utilizados e com esta ação queremos descentralizar a formação na ARSLVT”, apontou.



Luís Pisco salientou a importância desta distinção face à problemática da paragem cardiorrespiratória. “É um acontecimento súbito, constituindo-se uma das principais causas de morte na Europa e nos EUA. A Organização Mundial de Saúde aponta para que em todo o mundo cerca de 20 mil pessoas por dia sejam vítimas de morte súbita, enquanto em Portugal são 10 mil por ano”, realçou.

Aquele responsável acrescentou ainda que está demonstrado que “a desfibrilhação precoce, realizada entre 3 a 5 minutos após o colapso da vítima, resulta em taxas de sobrevivência de 50 a 70%”.

Com a acreditação, o presidente da ARSLVT espera que os profissionais de saúde desta região, nomeadamente dos ACES, tenham formação. “Garantimos que é dada com a certificação do INEM e com um cariz periódico e regular, como preconizam as boas práticas”, sublinhou.

E acrescentou: “Apelo a que os diretores executivos dos ACES transmitam às equipas com que trabalham diariamente a importância desta certificação e das ações de formação que lhes estão subjacentes, tentando atrair profissionais para que a bolsa de formadores cresça e se torne ainda mais dinâmica.”


Luís Meira, Rosa Valente de Matos e Luís Pisco

A entrega dos certificados contou com a presença de Luís Meira, presidente do INEM, que salientou o papel fundamental desta acreditação na diminuição da morte prematura em pessoas com menos de 70 anos. Rosa Valente de Matos, secretária de Estado da Saúde, também esteve na sessão, tendo destacado a colaboração entre a ARSLVT e o INEM e a transmissão de conhecimentos entre profissionais de saúde para se salvar vidas.

Primeiros formadores estão satisfeitos

A primeira ação de formação na UCSP Almeirim vai contar com 12 enfermeiros e dois médicos de família, que foram os primeiros a ser preparados em SBV e SBV-DAE. Na sessão estiveram as enfermeiras Susana Silva, do ACES Lezíria, e Inês Frazão, do ACES Médio Tejo.


Susana Silva e Inês Frazão 

Em declarações à Just News, mostraram-se bastante satisfeitas com a possibilidade de integrarem a bolsa de formadores desta primeira ação. Como disse Susana Silva, “é um momento de grande alegria, é o sucesso de um trabalho de vários meses, que deve ser levado a outros colegas”.

Inês Frazão acrescentou, por sua vez, que é “um passo essencial para a atualização dos profissionais de saúde em SBV e SBV-DAE, já que nem todos tiveram ações formativas no curso inicial e outros já as tiveram há muito tempo, necessitando de uma reciclagem”.

E continuou: “Nem todos os centros de saúde estão equipados com DAE, mas esta formação vai permitir, pelo menos, que as pessoas possam dar resposta em SBV, caso seja necessário.”



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda