Cepheid Talks

Associação de Doentes da Tiroide alerta para o «fator genético das doenças»

 Arranca hoje a Semana Internacional de Consciencialização para as doenças da Tiroide. A iniciativa assinala-se por todo o mundo e Portugal não é exceção.

No nosso país, a Associação de Doentes da Tiroide (ADTI) está a realizar um rastreio, que decorre durante a manhã, na Praça do Oriente, Parque das Nações, em Lisboa. A iniciativa tem o apoio da Merck e visa "destacar a importância do fator genético das doenças relacionadas com a tiroide".

Às 13h realiza-se um webinar, organizado pela Federação Internacional de Tiroide, sobre a relação entre a genética e as doenças da tiroide e outros tópicos essenciais para a compreensão destas patologias. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

A ADTI aproveira para recordar neste dia alguns dados preocupantes, com o propósito de alertar e sensibilizar os portugueses: "Estima-se que, em todo o mundo, 200 milhões de pessoas vivam com algum distúrbio da tiroide, e muitas vezes por diagnosticar. Em Portugal, prevê-se que afete um milhão de pessoas, embora ainda exista um grande desconhecimento das doenças associadas a esta glândula, bem como em relação à forma como estas se manifestam."

São também prestados esclarecimentos quanto às consequências do desequilíbrio desta glândula. Indica a ADTI que essa situação "resulta em sintomas como fadiga, fraqueza muscular, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, problemas de visão e problemas no ciclo menstrual. Assim, o seu diagnóstico é feito através de testes de função da tiroide, que podem ser realizados a partir de uma simples análise ao sangue ou pela análise dos níveis hormonais".



Fator genético

Apesar de serem doenças que podem ter mais impacto em mulheres e surgir em todas as etapas da vida, desde a infância até à terceira idade, a ADTI sublinha que "há evidências de que este pode ser um problema hereditário, pelo que é comum surgir em diferentes membros da mesma família".

E acrescenta: "A causa mais comum de doenças da tiroide é autoimune, um processo em que é o próprio sistema imunitário que ataca as células da tiroide, como se estas fossem células estranhas."

Uma vez que o diagnóstico precoce "pode permitir um tratamento adequado e a recuperação de alguma da qualidade de vida perdida na sequência dos problemas que afetam esta pequena glândula", realiza-se hoje uma sessão de sensibilização no Parque das Nações, "com o objetivo de informar e alertar para a relação do histórico de saúde familiar com o risco de ocorrência de doenças da tiroide".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda