CRI Coluna da ULS São José realizou a primeira cirurgia com recurso a robótica
O Centro de Responsabilidade Integrado da Coluna (CRI Coluna) da ULS São José realizou, em dezembro, a primeira cirurgia com recurso a robótica. A intervenção foi efetuada com o novo sistema de orientação robótica para a cirurgia da coluna, sendo a ULS São José a primeira instituição da zona sul do país a dispor desta tecnologia.
A cirurgia foi realizada numa doente, de 73 anos, diagnosticada com uma fratura na coluna, refere a ULS, adiantando que, "após três semanas acamada, sem sucesso nas tentativas de mobilização com colete, a doente deu entrada no bloco operatório para que lhe fossem colocados dez parafusos nos pedículos dorsais (estruturas ósseas que ajudam na estabilização da coluna)".
O recurso ao novo sistema de orientação robótica permitiu tornar "mais rigorosa a colocação dos parafusos no local devido, reduzindo consideravelmente o risco de estes entrarem no canal medular".
Graças ao novo sistema, é possível realizar um planeamento pré-operatório preciso em 3D, com a escolha do comprimento e diâmetro exatos dos parafusos a aplicar em conformidade com a anatomia específica do doente. Para que isto seja possível, é realizado um TAC pré-operatório com um protocolo específico, que depois é trabalhado com o software que vem a acompanhar a robótica - sem necessidade de um controlo com raio-X durante toda a cirurgia, graças ao uso de infravermelhos. Desta forma, é reduzida a exposição da equipa cirúrgica e do doente a radiação.
O novo sistema é particularmente determinante nos casos em que a anatomia do doente está alterada, como nas fraturas da coluna, nas deformidades (escoliose e cifoses), nos tumores e nas infeções com destruição óssea. Permite, ainda, uma maior precisão nas regiões anatómicas mais difíceis de colocar parafusos..jpg)
"Realizar procedimentos cirúrgicos de forma mais segura"
“Como centro de referência para a patologia da coluna, a existência de robótica e navegação associada a este sistema é uma boa notícia para o Serviço Nacional de Saúde, pois coloca o nosso país na vanguarda do que de melhor se faz na Europa e no Mundo", afirma Nelson Carvalho, diretor do CRI Coluna da ULS São José.
Segundo o responsável, "a robótica oferece a possibilidade de realizar procedimentos cirúrgicos de forma mais segura, permitindo também tratar doentes que não teriam resolução cirúrgica".
Rosa Valente de Matos, presidente do Conselho de Administração, destaca que “este é o terceiro robô cirúrgico da ULS, o que reforça o posicionamento da instituição como uma referência nacional na inovação, tendo sempre como foco a segurança do doente, a excelência clínica e a melhoria contínua”.
Inaugurado a 2 de maio de 2023, o CRI Coluna da ULS São José é um centro de referência para toda a patologia cirúrgica da coluna. Realiza anualmente entre 800 e 900 cirurgias, das quais mais de metade são artrodeses (procedimento em que se colocam parafusos na coluna dos doentes, permitindo a fixação do segmento da coluna onde se encontra a patologia). Os cirurgiões de coluna são ortopedistas e neurocirurgiões dedicados a 100% à cirurgia da coluna, sendo por esse motivo "uma equipa pioneira e exclusiva no SNS", sublinha a ULS.


