Auditoria dos Enfermeiros perioperatórios visa «um ambiente seguro para o doente cirúrgico»
No âmbito do projeto “Prevenção e controlo da hipotermia perioperatória inadvertida”, a Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) promoveu uma auditoria a nível nacional, envolvendo mais de 500 doentes cirúrgicos. Mercedes Bilbao, a presidente, falou à Just News nesta iniciativa a propósito do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, assinalado dia 15 de fevereiro.
Um risco presente na anestesia e cirurgia
A comemoração deste ano do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório procurou dar ênfase ao "profissionalismo, responsabilidade e humanismo” destes profissionais, sendo que cada país podia optar por uma área mais específica.
Como explicou Mercedes Bilbao, em Portugal, “a AESOP encorajou cada enfermeiro perioperatório a criar e a manter um ambiente seguro para o doente cirúrgico, de forma a prevenir e controlar a hipotermia inadvertida, uma condição que afeta cerca de 60 a 90% de pessoas em quem se realiza uma cirurgia”.
Continuando, indicou que a hipotermia inadvertida é “um risco presente na maior parte dos procedimentos que envolvem anestesia e cirurgia, dado que é causada por diversos fatores, alguns inevitáveis”.
Mercedes Bilbao com outros enfermeiros perioperatórios no Hospital de D. Estefânia
A prevenção está associada, como mencionou, “a melhores resultados em saúde, que se traduzem em maior conforto térmico, menos ansiedade, menores perdas sanguíneas, redução dos custos totais em anestesia, menor risco de enfarte agudo do miocárdio e de infeção no local cirúrgico, entre outros”.
Face a esta realidade, a AESOP promoveu, em colaboração com as organizações hospitalares e os grupos de coordenação local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), auditorias à aplicação de recomendações publicadas pela Associação em 2017.
“Juntaram-se a esta iniciativa 73 blocos operatórios de 57 instituições de saúde públicas e privadas, contabilizando-se mais de 500 doentes auditados”, sublinhou Mercedes Bilbao.
Os resultados nacionais da auditoria serão conhecidos durante o XVIII Congresso Nacional da AESOP, que decorre em Lisboa até esta sexta-feira, 9 de março, subordinado ao tema “Hot Points no Bloco Operatório”.
Ainda no âmbito da comemoração deste ano do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, foram divulgadas imagens com mensagens alusivas ao problema da prevenção e do controlo da hipotermia perioperatória inadvertida nas redes nacionais.