KRKA

Emergência Médica: APEMERG veio «preencher o vazio de representação que existia»

O 1º Congresso Internacional de Emergência (ICE), organizado pela Associação Portuguesa de Enfermeiros e Médicos de Emergência (APEMERG), reuniu recentemente no auditório Eunice Muñoz, em Oeiras, mais de 250 profissionais desta área, nacionais e estrangeiros.



Criada em dezembro de 2016, a APEMERG tem vindo a implementar-se a nível nacional e veio "preencher o vazio de representação que existia na área da emergência, tanto no setor médico como de enfermagem", frisa o presidente da  direção da Associação, o médico intensivista  Tiago Carvalho.

"Ao cabo de um ano de atividade, consideramos que era chegado o momento de concretizar um dos nossos desígnios: fomentar a investigação clínica, a partilha de ciência, e realizar um congresso que reunisse profissionais não só nacionais como também internacionais, para partilharem connosco as realidades dos respetivos países".


Elementos da Comissão Organizadora e alguns dos palestrantes

Face ao êxito registado com a primeira edição do ICE, é intenção da APEMERG que este passe a ter caráter anual. "Realizamos um inquérito aos participantes e os resultados apontam para uma grande satisfação com a pertinência e atualidade dos temas abordados".



Designadamente, Tiago Carvalho destaca a sessão sobre "ECMO: PCR Refratária", na medida em que "a técnica de circulação extra-corporal em doentes em paragem cardiorrespiratória, apesar de existir nos hospitais há algum tempo, é algo que começou agora a ser mais divulgado através de um programa-piloto chamado e-CPR, nalgumas viaturas médicas do INEM, em Lisboa e no Porto”.

O programa do ICE incluiu ainda sessões sobre "inovações na cadeia de sobrevivência", "medicina de catástrofe" e "trauma", nos quais participaram especialistas da Força Aérea Portuguesa, unidades hospitalares do Continente e da Região Autónoma da Madeira, bem como de Espanha e do Reino Unido.

 

Numa intervenção final sobre os desafios que se apresentam na área da emergência médica, Tiago Carvalho sublinhou a vontade da Associação em ter um alcance ainda maior: "Para conseguirmos mais peso e representatividade, precisamos de ter connosco pessoas de todas as zonas do país e não apenas dos grandes centros urbanos."

Com o objetivo de fomentar a investigação científica, o presidente da APEMERG avançou ainda que, no congresso do próximo ano, será atribuído um prémio ao melhor trabalho realizado no âmbito da emergência médica.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda