KRKA

Estudantes de Farmácia assumem «papel ativo» na discussão sobre a Economia da Saúde

Qual é o valor da Saúde? O que é que justifica certas decisões relativas ao SNS? Estas são algumas das questões que a LisbonPH, uma "empresa júnior" da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), pretende que sejam debatidas no seminário “Farmacoeconomia – Perspectivas na Saúde”. A iniciativa realiza-se dia 26 de novembro e é dirigida a "profissionais de saúde com interesse na área da Economia da Saúde".

Organizado em parceria com a própria FFUL e com Ricardo Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, o simpósio, que decorrerá no auditório da FFUL, conta com a participação de um conjunto de especialistas com ampla experiência na área, nomeadamente, professores e investigadores, decisores e responsáveis de empresas e entidades.

Na apresentação e enquadramento do tema em debate, afirma a Comissão Organizadora do evento que "a Economia da Saúde é um tópico cada vez mais central no setor farmacêutico", sublinhando que, no contexto socioeconómico atual, "é vital que todos os stakeholders tenham em conta qual o impacto económico das suas decisões e em que medida esse impacto afeta a realidade da Saúde dos portugueses."

O SiNATS e a sustentabilidade do SNS

Após a sessão de abertura do simpósio, a cargo de Hélder Mota Filipe, presidente do Infarmed, o programa contempla a realização de duas palestras sobre o "Ciclo de vida do medicamento" e o "Impacto económico dos medicamentos inovadores", temas que serão desenvolvidos, respetivamente, por João Gonçalves, professor e investigador na FFUL, IMed e IMM, e por João Paulo Vaz, Market Access Diretor da Sanofi.

De seguida realiza-se a mesa redonda intitulada "Avaliação do medicamento no âmbito do sistema de financiamento". Nesta sessão, moderada por Carlos Gouveia Pinto, professor associado com agregação do ISEG, os vários oradores convidados irão apresentar e discutir aspetos relacionados com o SiNATS – Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde. "Importa ao profissional de saúde estar a par das recentes alterações no sistema de financiamento português, nomeadamente a introdução do SiNATS", salienta a LisbonPH, a propósito da escolha deste tema.

Na outra mesa redonda do simpósio estarão em debate os “Novos paradigmas para a sustentabilidade do SNS”. Sob a moderação de Ana Paula Martins (ANF), esta sessão terá a participação de Pedro Pita Barros, professor catedrático de Economia da Nova School of Business, e de Francisco Ramos, presidente do Conselho de Administração do IPO de Lisboa.



Um ambiente de "debate ativo"

Criada em março de 2014, a LisbonPH, constituída apenas por estudantes de Farmácia, caracteriza-se como uma empresa sem fins lucrativos, "única no sector da Saúde em Portugal", tendo como missão contribuir para o "desenvolvimento do profissional de saúde do futuro, empreendedor, criativo e multidisciplinar”.

Relativamente ao simpósio que está a organizar sobre Farmacoeconomia, e assumindo querer ter "um papel ativo nesta discussão", a LisbonPH deixa igualmente o convite a todos os interessados "a contribuir para o futuro deste ramo, num ambiente de debate ativo não só dos oradores, como dos participantes".



Inscrição: 75€ (com "almoço networking" incluído).
Contactos: geral@lisbonph.pt; telm.: 936987702
O formulário de inscrição e outras informações sobre o simpósio podem ser consultadas em http://www.feps15.lisbonph-events.pt/








Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda