Cepheid Talks

Hospital Distrital da Figueira da Foz aposta na Medicina Interna

São diversos os projetos que o Hospital Distrital da Figueira da Foz tem vindo a desenvolver com a Medicina Interna, entre os quais se destacam a criação de novas instalações para o Hospital de Dia da Diabetes, a atribuição da Unidade de Internamento de Curta Duração (UICD) a esta área e a implementação da Via Verde do AVC, em parceria com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no Serviço de Urgência médico/cirúrgica.

Os projetos foram apresentados por Pedro Beja Afonso, presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, durante a cerimónia de abertura da 22.ª Reunião do Núcleo de Medicina Interna dos Hospitais Distritais, onde esteve igualmente presente José Alves Grilo Gonçalves, diretor clínico da unidade hospitalar.



Relativamente ao Hospital de Dia da Diabetes, aquele responsável adiantou ter sido implementada uma “nova dinâmica” com a mudança de instalações que lhe deu outra capacidade de intervenção e uma maior proximidade aos CSP, com o desenvolvimento da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes.

Já a atribuição da gestão da UICD à Medicina Interna fez com que esta passasse a ter um corpo de internistas fixo nessa unidade, deixando de estar sob a responsabilidade dos médicos escalados para o Serviço de Urgência.

“Acreditamos, e temos factos concretos disso, que melhorámos a continuidade e a personalização dos cuidados na UICD”, disse, acrescentando que esta mudança na UICD permitiu também, pela primeira vez, a existência de camas com perfil de cuidados intermédios no Hospital Distrital da Figueira da Foz.



Pedro Beja Afonso afirmou acreditar que o facto de ter uma equipa fixa na UICD, com um determinado perfil, e de ter reforçado o equipamento de monitorização dos doentes e de ventilação, faz com que o hospital esteja “melhor preparado para cuidar do doente instável”.

Também com o Serviço de Medicina Interna, o hospital iniciou este verão um projeto “inovador” e piloto em termos nacionais, que passou pela implementação da Via Verde do AVC no Serviço de Urgência Médico/Cirúrgica, em parceria com a Unidade de AVC do CHUC. Para tal, utilizou a Telemedicina e a videoconferência para partilhar informações clínicas e ter decisões clínicas partilhadas. Com isto, afirmou, “estamos a dar uma melhor resposta à população e a contribuir para uma maior qualidade de vida”.



Destacou, também, que o Serviço de Medicina Interna do Hospital da Figueira da Foz está neste momento envolvido num processo de Acreditação pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pela Direção-Geral da Saúde.

Finalmente, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz anunciou a implementação do MUST (método de rastreio de má nutrição) a todos os doentes do hospital, sendo que, até aqui, estava implementado apenas no Hospital de Dia de Oncologia.

“Acreditamos que o MUST terá um impacto muito concreto no Serviço de Medicina Interna, pois, a má nutrição está muito associada à doença crónica, ao doente acamado e estas duas características estão muito ligadas aos doentes internados no Serviço de Medicina Interna”, frisou.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda