Cepheid Talks

Investigação clínica no Algarve: novo projeto é «uma revolução para a região»

O projeto ABC-Loulé Active Life, que representa um investimento superior a 10 milhões de euros, é claramente ambicioso e tem um vasto alcance, tendo sido formalizado a semana passada, com a assinatura do protocolo entre o Centro Académico ABC (Algarve Biomedical Center) e a Câmara Municipal de Loulé.

Para o presidente do Conselho Executivo do Centro Académico ABC, Nuno Marques, “este compromisso é uma autêntica revolução para a região, que permitirá captar recursos diferenciados, além de se vir a descentralizar competências de instituições do setor da saúde para o Algarve”.


A apresentação das mais-valias do projeto e a assinatura do protocolo decorreu há dias, em Loulé

Inovação, investigação e melhoria dos cuidados

A Câmara Municipal de Loulé responsabilizou-se pela construção de um Polo, até 2020, para o Centro Académico ABC, que inclui várias valências, tais como o Biobanco do ABC, o Centro de Cirurgia Experimental do Algarve, o Centro de Farmacovigilância do Algarve e Alentejo, o Projeto LIFE, um Centro de Certificação de Qualidade de Unidades de Saúde e o Centro de Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida.

Como referiu Nuno Marques, “este projeto tem várias vertentes, que serão uma aposta na inovação e na investigação clínica, além de contribuir para o desenvolvimento de cuidados de saúde de qualidade à população”.


Nuno Marques

Algumas das vertentes do projeto já estão a decorrer, como explica o responsável:

 “No caso do Biobanco do ABC, que irá integrar a Rede Ibérica de Biobancos, estamos a preparar a estrutura de colheita de amostras com as unidades hospitalares; o Centro de Cirurgia permite o treino em modelos de cirurgiões; na Farmacovigilância temos um centro de estudos avançados de Fase 4 desde 2 de janeiro de 2017; e o Projeto LIFE permite a formação em suporte básico de vida com a utilização de desfibrilhador automático externo em hotéis e à população (Projeto Algarve Seguro) e nas escolas (Crescer e Salvar).”

Na prática, como acrescentou, “todos estas vertentes do Active Life vão ficar num espaço com melhores condições, que ajudam na sua consolidação e internacionalização”.

Turismo Sénior: "disponibilizar cuidados de qualidade"

A desenvolver ainda está o Centro de Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida. “Será uma aposta no Turismo Sénior, o objetivo é disponibilizar cuidados de qualidade, integrando-se a Rede Europeia de Envelhecimento Ativo", afirma Nuno Marques.


Nuno Marques e Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé

Descentralização de competências

Este protocolo terá também outra mais-valia, que deixa o presidente do Conselho Executivo do Centro Académico ABC não somente satisfeito com o trabalho já desenvolvido, mas empolgado com o futuro que se avizinha:

“Estão a ser criadas as condições para o compromisso estabelecido pelo Ministério da Saúde, de que será criado um grupo de trabalho com o propósito de descentralizar competências de instituições nacionais de saúde, como o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Infarmed, Direção-Geral da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde e Instituto Português do Sangue e da Transplantação.”

Existe ainda a garantia do Ministério da Saúde da criação de um Polo da Agência Nacional de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, que ficará alojado nas instalações do ABC-Loulé Active Life.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda