KRKA

IPO de Coimbra abre Consulta de OncoSexologia

Com o objetivo de tratar sinais e sintomas provocados pelos tratamentos oncológicos agressivos, nomeadamente cirurgia radical, radioterapia ou quimioterapia, o IPO de Coimbra desenvolveu esforços para abrir uma Consulta Multidisciplinar de OncoSexologia.

Em declarações à Just News, Elizabeth Ordens Castelo Branco, uma das coordenadoras, explica que esta consulta “é muito importante e necessária para os doentes e para os profissionais de saúde que se veem diariamente confrontados com estes problemas”.

“Os doentes têm espaço para referir as suas queixas, muitas de aparecimento tardio, e encontrar soluções para os seus problemas. Por sua vez, os profissionais passam a ter um espaço para discutir casos clínicos e atuações entre especialidades”, relata aquela ginecologista e obstetra.


Ricardo Godinho (médico urologista do IPO), Paula Alves (diretora clínica do IPO), Elizabeth Ordens Castelo Branco e Carlos Santos (presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra).

"Dar resposta aos efeitos secundários"

Segundo a médica, a Consulta pretende "dar resposta aos efeitos secundários que derivam dos tratamentos oncológicos agressivos". Refere, como exemplo, a sintomatologia da menopausa precoce, afrontamentos, cefaleias, diminuição da densidade mineral óssea, estomas, alopecia, infertilidade (orientação para a Medicina da Reprodução antes de iniciar a terapêutica) e depressão.

Elizabeth Ordens Castelo Branco faz ainda alusão "a questões relacionadas com a reconstrução e implante de próteses mamárias e urológicas e o tratamento de fibrose vaginal e anal".

Apoio do IPO Lisboa

A especialista sublinha que o IPO de Lisboa, "pioneiro neste tipo de consulta, deu o seu apoio para esta abertura, no âmbito da formação e do inter-relacionamento conjunto entre os três institutos".

E acrescenta que, relativamente à administração do IPO de Coimbra, "abraçou a ideia como mais uma demonstração da aposta na qualidade de serviços que oferece aos seus utentes".


Emília Albuquerque e Allen Gomes, psiquiatra e sexólogo, durante o recente Simpósio organizado pelo IPO Coimbra.

Elizabeth Ordens Castelo Branco recorda que o progresso da saúde global levou ao aumento da sobrevida e da população envelhecida, em conjunto com a evolução que se verificou nas várias áreas da Medicina. E conclui: "Isto levou a um acréscimo do número de sobreviventes oncológicos, o que resultou no crescimento das necessidades de cuidados de saúde".

Equipa multidisciplinar 

A Consulta é dirigida pelo urologista Ricardo Godinho, a enfermeira Isabel Morais e a ginecologista/obstetra Elizabeth Ordens Castelo Branco. Inclui ainda Rui Vale Marques (radioncologista), Emília Albuquerque (psiquiatra), Conceição Silva (cirurgiã), H. Ferrão (cirurgiã), Sofia Broco (oncologista) e Piedade Leão (psicóloga), para além dos elementos de enfermagem.

“Os membros da equipa têm vindo a notar a grande necessidade da Consulta de OncoSexologia e, por isso, rapidamente se mobilizaram para fazer formação durante o último ano. Os doentes têm-se mostrado muito contentes, pois, eles próprios, após o final dos tratamentos, têm verificado a necessidade de tratar sintomas que surgem posteriormente”, realça a nossa interlocutora.


À frente: Emília Albuquerque, Elizabeth Ordens Castelo Branco, Filipa Manaia e Cristina Melo. 
Atrás: Sofia Dinis, Conceição Silva, Piedade Leão, Catarina Alexandra, Sofia Broco, Isabel Morais, Ricardo Godinho e Sheila Martins.

O lançamento oficial da Consulta teve lugar durante um simpósio, intitulado "Cancro e sexualidade: desafios (in)esperados?", que decorreu no final de junho, organizado pelo IPO de Coimbra, tendo contado com a participação de especialistas do IPO Lisboa.




A notícia completa poderá ser lida no Hospital Público.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda