KRKA

Jornadas Ibéricas de Audiologia: um debate multidisciplinar com «feedback muito positivo»

Além de audiologistas, o evento que se realizou em Coimbra reuniu também profissionais de várias áreas: Otorrinolaringologia, Psicologia, Linguística, Terapia da Fala, Geriatria, Genética, Neurologia e Fisioterapia. As 1.as Jornadas Ibéricas de Audiologia ficam, assim, associadas a uma vontade da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) em promover um debate "verdadeiramente multidisciplinar".

Organizado por estudantes do 4.º ano de Audiologia da ESTeSC, o evento, que se realizou esta sexta e sábado, reuniu uma centena de participantes e correspondeu às expectativas elevadas da organização:

“Conseguimos chegar não só aos estudantes, mas também aos audiologistas, que é muito bom”, afirmou Cláudia Prata, responsável pela Comissão Organizadora, acrescentando que "50% dos participantes são já profissionais da área". Um dado que, sublinha, não é habitual e revela o interesse suscitado e a qualidade do conteúdo programático da reunião.


Cláudia Prata 

Conforme explica, o programa foi pensado de forma a trazer vantagens em termos futuros para os estudantes, mas igualmente "contribuir para que os profissionais possam evoluir na realização das suas funções enquanto audiologistas". Assim, a reunião esteve focada em três grandes áreas: Audiologia Infantil, Reabilitação Auditiva no Idoso e Vestibulogia.

“Pensámos, sobretudo em temas atuais, relevantes tanto para alunos como para profissionais. Daí a adesão ter sido grande”, indicou, acrescentando terem contado com "convidados portugueses e estrangeiros de grande destaque". A nível nacional, e a título de exemplo, Cláudia Prata refere a presença da geriatra Maria João Quintela e Luís Silva, diretor do Serviço de ORL do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.



Relativamente aos oradores estrangeiros, marcaram presença o otorrinolaringologista espanhol Hermínio Pérez Garrigues, responsável pela Unidade de Otoneurologia do Hospital Universitario y Politécnico La Fé (Valência), e Marousa Pavlou, fisioterapeuta doutorada em Filosofia e Neurociências e especialista em Reabilitação Vestibular (Londres).


Alguns dos oradores convidados das 1.as Jornadas Ibéricas de Audiologia 

Jornadas dedicadas "apenas à Audiologia"

Quando questionada acerca da razão que levou estes alunos do 4.º ano de Audiologia a organizar pela primeira vez as jornadas, Cláudia Prata contou ter-se tratado de um desafio feito pela professora coordenadora Margarida Serrano, presidente da Comissão Científica do Curso de Audiologia.

“Anteriormente, já se realizaram jornadas de Audiologia na ESTeSC. Contudo, começaram depois a organizar-se eventos que envolvem todos os cursos. A nossa professora propôs-nos então voltar a organizar umas dedicadas apenas à Audiologia... e aceitámos”, recorda. A decisão de serem ibéricas surgiu naturalmente: nãoo só passa a contar com especialistas do país vizinho, mas também "por o curso ser frequentado por muitos alunos espanhóis".


Alguns dos elementos da Comissão Organizadora

“As jornadas corresponderam a todas as nossas expectativas. Tivemos um feedback muito positivo, que nos dá vontade de continuar. É um reconhecimento do nosso trabalho”, conclui Cláudia Prata.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda