Cepheid Talks

Jornadas promovem uma «maior uniformização de metodologias» nos centros de Reabilitação

“O financiamento do internamento em centros de reabilitação (CR) deve ser feito com base na complexidade de cada caso clínico”, afirma Paula Amorim, diretora clínica do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais (CMRRC-RP). Em declarações à Just News, a responsável afirma que “esta forma de financiar os CR é justa e lógica, beneficiando os doentes, os CR e os seus profissionais e a própria tutela”.



O CMRRC-RP realizou recentemente as suas primeiras jornadas, que se centraram na temática “Internamento em Reabilitação”. A iniciativa, que decorreu no Auditório do BIOCANT, em Cantanhede, visou também celebrar o 19.º aniversário deste Centro de Reabilitação. Para Paula Amorim, “é um orgulho muito grande fazer parte de uma equipa jovem e dinâmica que, apesar das limitações em termos de recursos humanos, conseguiu organizar estas primeiras jornadas”.



O evento serviu de ponto de encontro dos quatro CR nacionais. Além do CMRRC-RP, estiveram presentes os responsáveis do CR do Norte, do CR do Sul e de Alcoitão. “A rede nacional de centros de reabilitação está finalmente completa e nestas jornadas procurou-se que exista uma maior uniformização de metodologias e conhecimento nos quatro centros e uma forte aposta nalguns projetos de investigação”, explicou a diretora clínica do CMRRC-RP.



Na sessão de abertura, o presidente do Conselho de Administração do CMRRC – RP, Vítor Lourenço, informou que dentro de ano e meio se deverá ter conseguido atingir as 150 camas previstas há 19 anos, aquando da inauguração do Centro Rovisco Pais. “Estamos numa região de grande densidade populacional e é necessário ter mais camas, porque quanto mais cedo se iniciar a reabilitação melhor será o prognóstico para o doente”, frisou na sua intervenção.


Na mesma sessão também usaram da palavra José Tereso, presidente da ARS Centro, e João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede. Uma das intervenções proferidas ao longo das jornadas foi a de Francisco Sampaio, diretor do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Santa Maria, CHLN, que falou da reavaliação que está a ser feita na rede de referenciação desta especialidade médica. As Jornadas foram patrocinadas pelo Grupo Azevedos e pela Ipsen.




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda