KRKA

Maria Amélia Ferreira é a nova diretora da Faculdade de Medicina do Porto

Maria Amélia Ferreira é a primeira mulher a liderar a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Na tomada de posse, referiu que pretende “manter a FMUP como um centro de excelência”. Relembre-se que, nos últimos 14 anos, a instituição liderou por 13 vezes o “ranking das faculdades mais exigentes”, com notas que oscilaram entre os 181,0 e os 187,5 valores.

Na sua intervenção, Maria Amélia Ferreira garantiu que quer “manter a FMUP como um centro de excelência na aprendizagem, criação e valorização do conhecimento para a formação dos médicos”. Realçou ainda que as suas marcas de referência são “os estudantes, o conhecimento, a criatividade, a compaixão e a ética”. A cerimónia de tomada de posse foi abrilhantada com a presença da Tuna Académica da FMUP.

Maria Amélia Ferreira, que sucede ao pneumologista José Agostinho Marques, estará à frente da instituição até 2018. A professora catedrática nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1955, e licenciou-se em 1978, tendo obtido o doutoramento em 1985, na FMUP. A nomeação como professora catedrática aconteceu em 1993.

Na última década, a docente e investigadora ocupou diversos cargos de governo da faculdade e foi precursora da estratégia de internacionalização institucional, através da implementação dos programas de mobilidade e de cooperação internacional. Promoveu ainda os programas intergovernamentais de cooperação na área da Medicina entre Portugal e Angola e a constituição da Rede de Educação Médica em Língua Portuguesa. Em 2011, foi distinguida com o Prémio Educação da Fundação Calouste Gulbenkian.


Fotos: Laboratório de Iconografia – FMUP

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda