KRKA

Otorrinolaringologia: «homenagem merecida» a António Diogo de Paiva

António Diogo de Paiva, presidente de honra do 65.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL), foi homenageado na sexta-feira, na sequência da sessão de abertura. Coube a Pedro Tomé, seu amigo e sucessor na Direção do Serviço de ORL do CHUC, recordar alguns aspetos da vida pessoal e profissional daquele que considera ser “um nome de referência na ORL portuguesa”.


António Diogo de Paiva e Ezequiel Barros, presidente da SPORL

“Esta é, obviamente, uma homenagem merecida, que faço com muito gosto”, afirmou à Just News Pedro Tomé, esclarecendo ter sido “convidado pelo Dr. Ezequiel Barros para fazer a apresentação da homenagem por ser o mais antigo do Serviço e aquele que o conhece mais de perto”.


No seu entender, António Diogo de Paiva “deu muito ao Serviço, transformando-o radicalmente”.



Intervenção de Pedro Tomé

E acrescenta: “Foi uma época de grandes alterações na Otorrinolaringologia em Portugal, em termos tecnológicos e de abertura para o exterior. O número de profissionais cresceu bastante, apareceram outras instituições e grupos que se dedicaram a assuntos muito diversos. A especialidade aumentou significativamente em termos de pessoas e de qualidade.”


De referir que Pedro Tomé deixou, entretanto, por motivos pessoais, o cargo de diretor do Serviço de ORL do CHUC, atualmente assegurado por Luís Filipe Santos Silva.


Foram vários os jovens médicos de ORL que, durante o Congresso da SPORL, quiseram associar-se à homenagem a António Diogo de Paiva

"A SPORL tem sido um farol"

Em declarações à Just News, e questionado sobre o que representa ter sido escolhido para presidente de honra do 65.º Congresso da SPORL, António Diogo de Paiva afirma: "Reconhecimento, orgulho… Este convite, endossado pela Direção da SPORL e pelo seu presidente, o Dr. Ezequiel Barros, foi muito gentil na medida em que me disseram que queriam homenagear tanto o homem como o otorrinolaringologista!".

E acrescenta: "As homenagens não se pedem, mas agradecem-se, estando naturalmente muito reconhecido aos que de mim se lembraram. Ser reconhecido e homenageado pela SPORL, uma sociedade científica com cerca de 80 anos, é motivo de grande satisfação."



Tendo sido presidente da SPORL no triénio 2004/2007, António Diogo de Paiva recorda que essa foi "uma experiência fantástica", considerando ter sido "um privilégio integrar aquele grupo diretivo como presidente". E sublinha: "A SPORL tem sido um farol que tem iluminado a evolução da ORL em Portugal."

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda