Reabilitação e Traumatologia do Desporto juntou 500 participantes em Coimbra

“Levar a grande família da Reabilitação e Traumatologia do Desporto do conhecimento ao saber-fazer” foi um dos objetivos do XXVI Curso de Reabilitação e Traumatologia do Desporto, segundo João Páscoa Pinheiro. O fisiatra, responsável pela iniciativa, falou na sessão de abertura do evento, que teve lugar no Centro de Congressos do CHUC. O tema central deste ano foi “Patologia do Tendão e do Músculo – Atualidades” e as inscrições atingiram as cinco centenas.



João Páscoa Pinheiro, que organiza o curso há 26 anos com o fisiatra Pedro Lemos Pereira, alertou para a “necessidade de uma atualização constante sobre a patologia do tendão e do músculo por parte dos vários profissionais que trabalham em Reabilitação e Traumatologia do Desporto, onde se englobam fisiatras, ortopedistas, enfermeiros de reabilitação e fisioterapeutas, entre outros”.

As lesões são habituais e “é preciso estar a par do melhor que se faz, para que haja uma contínua melhoria nos cuidados prestados”. Mais “é preciso haver partilha entre as especialidades complementares que ajudam na recuperação dos desportistas, quer sejam amadores ou de alta competição”.



Na sessão de abertura estiveram também presentes Jorge Laíns, presidente do XX Congresso Europeu de MFR e membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR); Paula Amorim, do Colégio da Especialidade de MFR; Paulo Beckert, do Colégio da Especialidade de Medicina Desportiva (SPMD); Augusto Roxo, da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva; e Fernando da Fonseca, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).

O Curso, tal como noutros anos, contou com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, da SPMFR, da SPMD, da SPOT, da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia do Desporto (SPAT) e dos colégios da especialidade de MFR e de Medicina Desportiva.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda