RESHAPE confirma a eficácia de antipsicótico de longa ação em doentes agudos com esquizofrenia
Os Laboratórios Farmacêuticos ROVI apresentaram os resultados do estudo RESHAPE, no âmbito do XIX Congresso Nacional de Psiquiatria, que decorreu em Albufeira, que "confirmam a eficácia do seu antipsicótico atípico de administração mensal (a cada 28 dias), Risperidona ISM, em doentes adultos com esquizofrenia em fase aguda, tratados em condições reais de prática clínica".
De acordo com o laboratório, nestes doentes, verificou-se "uma alta hospitalar com um tempo mediano de 8 dias após o início do tratamento".
Os resultados deste estudo, que incluiu 275 doentes provenientes de 76 hospitais de cinco países Europeus, com uma participação relevante de hospitais portugueses, foram apresentados no dia 21 de novembro, num simpósio realizado durante o XIX Congresso Nacional de Psiquiatria.
Os dados obtidos demonstram que "o tratamento com este antipsicótico injetável de longa ação permitiu a alta hospitalar em apenas 8 dias (mediana) após o início da terapêutica, evidenciando um controlo rápido dos sintomas. Desde a primeira avaliação, realizada aos 8 dias, foi observada uma melhoria clinicamente significativa dos sintomas na escala Clinical Global Impression–Severity (CGI-S) e na Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS-6), confirmando os resultados do ensaio clínico PRISMA-3, que sustentou a sua autorização de introdução no mercado."
Importa salientar que, nos doentes mais graves (classificados entre “marcadamente” e “extremamente” doentes na escala CGI-S), que representavam mais de metade da amostra, se verificou melhoria desde a primeira dose. Estes dados reforçam a utilidade desta terapêutica em doentes agudos, onde o controlo rápido dos sintomas é essencial..jpg)
Adicionalmente, foi observada uma recuperação funcional significativa (avaliada através da escala Personal and Social Performance [PSP]) aos 28 dias após a primeira injeção, que continuou a melhorar ao longo dos 2 meses de seguimento do estudo.
Os dados de segurança e tolerabilidade revelaram-se consistentes com os observados em estudos clínicos prévios, reforçando o perfil favorável da terapêutica.
Controlo rápido e sustentado dos sintomas
O simpósio contou com a participação do comité científico português do estudo: Joaquim Gago, enquanto moderador e Christoph Correll, enquanto palestrante, ambos psiquiatras de reconhecida experiência no domínio da esquizofrenia.
Os especialistas analisaram os dados em profundidade, sublinhando a sua relevância para a prática clínica diária.
Christoph Correll
“O estudo RESHAPE confirma a ligação entre os resultados obtidos em ensaios clínicos e os dados de vida real, evidenciando melhorias clínicas significativas, com início rápido e manutenção sustentada ao longo do tempo. Estes resultados reforçam o valor dos antipsicóticos injetáveis de longa ação no tratamento de doentes adultos com esquizofrenia em episódio agudo.” afirma Christoph Correll, palestrante da sessão..jpg)
Joaquim Gago
“Os resultados do estudo RESHAPE demonstram que esta formulação injetável de longa duração de risperidona permite um controlo rápido e sustentado dos sintomas positivos e negativos, com impacto significativo no tratamento em fase aguda de esquizofrenia", destaca ainda Joaquim Gago, membro do comité científico do estudo RESHAPE e moderador do simpósio, acrescentando:
"Além disso, revelam uma impressão global favorável e evidenciam uma melhoria funcional relevante.”


