Sensibilização para o cancro do sangue: Takeda relança campanha «Invisível Até Ser Demasiado Visível»
Em setembro assinala-se o Mês de Consciencialização para o Cancro do Sangue e é com o propósito de "promover mais conhecimento em torno destes tipos de cancro e alertar para os principais sinais e sintomas" que arrancou de novo a campanha "Invisível Até Ser Demasiado Visível".
O objetivo da campanha passa não só por disponibilizar informação para dar a conhecer estas doenças hemato-oncológicas como, "principalmente, dar visibilidade ao trabalho que as associações de doentes desenvolvem e ao apoio que dão a doentes e cuidadores".
Por esse motivo, a iniciativa, promovida pela Takeda, conta com o envolvimento das associações de doentes Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) e Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL).
Lembrando que "o linfoma, o mieloma múltiplo e a leucemia são os tipos de cancro do sangue mais comuns", é também salientado que, em Portugal, "são diagnosticados, anualmente, cerca 300 novos casos de Linfoma de Hodgkin e cerca de 1.700 novos casos de Linfoma não Hodgkin".
A campanha em curso esclarece também que "o mieloma múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais comum - a seguir ao linfoma não-Hodgkin, surgindo anualmente cerca de 800 novos casos de mieloma múltiplo em Portugal". Sendo responsável por "cerca de 635 mortes em Portugal por ano, a taxa de sobrevivência aos cinco anos para doentes com mieloma múltiplo é de aproximadamente 54%".
Com os hashtags #cancrodosangue #ateserdemasiadovisivel, a campanha está a ser divulgada em canais online e através de um vídeo promocional na RTP2, no ar durante o mês de setembro. Conta também com o apoio de diversas autarquias, através da presença em mupis, painéis digitais e outras estruturas municipais no Norte do país.