ULS do Oeste arranca com Hospital no Domicílio Sénior dia 2 de janeiro

A partir de 2 de janeiro, entra em funcionamento o projeto Hospital no Domicílio Sénior, uma iniciativa conjunta da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) e do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social. Este novo modelo de resposta pretende "levar cuidados hospitalares a utentes residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), garantindo maior proximidade, conforto e segurança", adianta a ULS.


Elsa Baião

A apresentação oficial do projeto teve lugar em Óbidos, no Auditório da Casa da Música, no dia 5 de dezembro, e contou com intervenções de Elsa Baião, Presidente do Conselho de Administração da ULS do Oeste, Filipe Daniel, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, e João Paulo Pedrosa, Diretor do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social. O encontro reuniu mais de 60 participantes, entre dirigentes, diretores técnicos e outros profissionais das ERPI dos quatro concelhos abrangidos.

Numa primeira fase, o projeto será implementado em regime piloto, abrangendo uma ERPI por concelho — Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche. Esta etapa inicial integra dois eixos essenciais: 

- Formação e capacitação dos profissionais das ERPI, permitindo uma "melhor identificação, monitorização e acompanhamento das necessidades de saúde dos residentes"; 

- Criação de uma linha telefónica de suporte assistencial, disponível para orientar e agilizar a resposta aos cuidados de saúde necessários. A linha irá permitir uma avaliação inicial da gravidade da situação e a orientação para a resposta mais adequada, "o que poderá envolver o acompanhamento no local, com apoio das equipas domiciliárias, ou, em situações de maior necessidade, o encaminhamento para transporte e observação no serviço de urgência".



Haverá ainda uma forte componente de articulação entre os serviços de saúde e as ERPI, promovendo uma resposta mais integrada e eficaz aos utentes, reduzindo deslocações desnecessárias, evitando episódios de urgência e reforçando a continuidade de cuidados em ambiente familiar e seguro.

Com esta iniciativa, a ULS do Oeste e a Segurança Social pretendem "reforçar o compromisso com uma abordagem mais humanizada, inovadora e adaptada ao envelhecimento da população, garantindo cuidados diferenciados onde eles são mais necessários".

A ULS do Oeste agrega, desde 1 de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço.

A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda