Cepheid Talks

USF da Barrinha: a trabalhar «com a Comunidade e em prol da Comunidade»

São vários os projetos de intervenção na comunidade que vão ser apresentados e discutidos durante as 2.as Jornadas da unidade de saúde familiar (USF) da Barrinha, em Esmoriz, uma unidade do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga. O objetivo passa, naturalmente, por promover a partilha de boas práticas.


O evento, onde será comemorado o 10.º aniversário da unidade, realiza-se dia 27 de janeiro e vai permitir discutir "temas relacionados com o papel das USF junto da comunidade e com as intervenções realizadas ou em fase de projeto, no âmbito da educação para a saúde", afirma Isabel Gomes, coordenadora da USF da Barrinha, em declarações à Just News.

As Jornadas estão abertas a todas as pessoas interessadas, "seja população em geral, profissionais de saúde e entidades envolvidas em projetos na comunidade", refere Tiago Carvalho, médico interno do 4º ano de Medicina Geral e Familiar (MGF) e membro da Comissão Organizadora.

Envolver a Comunidade, incluindo os profissionais

Relativamente ao lema escolhido para esta 2.ª edição das Jornadas, e "tendo em conta a celebração dos 10 anos da USF, achamos oportuno envolver a Comunidade no evento, considerando que esta é o foco da nossa prática". A explicação é dado por Luís Melo, médico interno do 2º ano de MGF, que acrescenta:

"
Sentimos necessidade de promover o fortalecimento da nossa ligação à população e entidades ou recursos locais. O objetivo passa pela divulgação de projetos existentes e futuros."


Elementos da equipa da USF da Barrinha

As declarações prestadas pelos profissionais da unidade à Just News a propósito do evento são, aliás, um ótimo exemplo da vontade e esforço de "inclusão" por parte da equipa da USF da Barrinha. Por opção, e com o manifesto desejo da sua coordenadora, uma dezena de profissionais foram incluídos no processo de esclarecimento e divulgação destas Jornadas.

A reunião, cuja 1.ª edição se realizou há já vários anos, em 2010, terá a presença de várias individualidades na sessão de abertura. Marília Diogo, presidente da Comissão Organizadora das Jornadas, refere que "foram endereçados convites às entidades autárquicas e de saúde locais, que certamente irão partilhar connosco este dia". A médica será a moderadora da primeira mesa redonda do programa: "A USF da Barrinha fora de portas".

"Principal crítico e parceiro ativo"

Criada essencialmente por utentes, em agosto de 2016, a Associação Amigos da USF Barrinha é um importante contributo para a ligação da USF junto da comunidade. De acordo com Isabel Gomes, "tem colaborado connosco em algumas áreas. Reunimos periodicamente e estamos a estudar formas mais estreitas de parceria em projetos a implementar na USF e junto da Comunidade".

A Associação é mesmo vista "como nosso principal crítico e parceiro ativo na melhoria dos nossos cuidados", refere a coordenadora da unidade. 



De referir que Isabel Gomes tem um forte vínculo à cidade de Esmoriz e a esta unidade de saúde, onde trabalha desde 1999: "Por isso, integrei a equipa da USF quando decidimos aceitar o desafio da sua formação, em 2007. Em Janeiro de 2016, com a evolução natural das equipas, assumi as funções de coordenação." 

"Uma cultura de melhoria contínua"

Em março de 2016, a USF da Barrinha obteve a acreditação de Qualidade no âmbito do Programa Nacional de Acreditação em Saúde da Direção-Geral da Saúde.

Questionada sobre o que significou para a equipa, Cristina Coelho, enfermeira de Família e membro do Conselho Técnico da USF, afirma que "foi o reconhecimento dos padrões de qualidade do nosso trabalho e um merecido estímulo para a implementação de uma cultura de melhoria contínua".  



Atualmente, a unidade conta com 19 elementos (7 médicos, 7 enfermeiros e 5 assistentes técnicos). Segundo Teresa Monteiro, assistente técnica e membro do Conselho Técnico da USF, "embora não fazendo parte da equipa formal, contamos também com a colaboração de 3 assistentes operacionais e 2 funcionárias auxiliares da empresa encarregue da limpeza". 

De acordo com esta profissional, "como somos unidade formadora, contamos ainda, neste momento, com 7 médicos internos de Medicina Geral e Familiar, uma aluna de 6º ano de Medicina, duas alunas de Enfermagem e 1 aluno de mestrado de Enfermagem em Saúde Familiar. Neste momento temos inscritos 12660 utentes." 

Intervenções na comunidade

Têm sido várias as iniciativas e projetos dinamizados pela USF da Barrinha. Inês Trigo, médica interna de 3º ano de MGF, indica que "existem de facto várias intervenções na comunidade dinamizadas pela unidade", dando alguns exemplos:


"Um programa de Educação para a Saúde semanal na rádio local, sessões de esclarecimento e promoção para a saúde na Escola Secundária de Esmoriz, a realização de uma caminhada no contexto de promoção da atividade física, a realização da ´USF dos Pequeninos` com as escolas primárias locais, entre outros."


Tiago Carvalho, Marília Diogo, Isabel Gomes, Luís Melo e Cristina Coelho

Quanto a ideias a desenvolver no futuro ou em fase de implementação, Constança Oliveira, médica interna do 3º ano de MGF, adianta que "estamos empenhados em dinamizar novos projetos". Menciona a realização, num futuro próximo, de uma consulta especializada para exercício físico, a promoção de atividades regulares relacionadas com a atividade física e um projeto de educação para a saúde na área da Hipertensão".

Transmissão da cultura aos internos

Além de uma Associação dos Amigos da USF, existe também um Núcleo de Internos da Barrinha (NIB), que reúne todos os médicos internos em formação na unidade. Lima Nogueira, médico Interno de 3º ano de MGF, refere que a iniciativa "surgiu da necessidade de melhorar a comunicação e partilha de experiência entre os internos da unidade", mas não só.

Influenciado pela cultura organizacional da unidade, que privilegia uma forte ligação com a comunidade, o projeto foi criado também com o propósito de "dinamizar atividades para a população e profissionais da unidade, no contexto do Internato de Medicina Geral e Familiar".



Não sendo muito habitual a criação de um núcleo de internos circunscrito a uma específica unidade, o NIB acaba por revelar um dinamismo assinalável. De resto, todos os médicos internos integram também a Comissão Organizadora das Jornadas. Lima Nogueira participa nas Jornadas, precisamente com uma intervenção intitulada: "Um caminho lado a lado com a comunidade".

Divulgar também outros projetos realizados na Comunidade 

O programa das Jornadas reflete, de facto, a importância dada pela equipa aos projetos de intervenção na comunidade, já que todas as sessões estão relacionadas com o tema. Isabel Tomás, membro do Conselho Técnico da USF, será a moderadora de uma dessas mesas redondas.

Questionada sobre se as apresentações orais incidirão exclusivamente sobre projetos da USF Barrinha, a médica esclarece que "existirão projetos referentes a outra unidades, uma vez que os nosso projetos serão apresentados na mesa redonda referente à nossa USF".

Isabel Gomes reforça esta ideia: "Estamos presentes na maioria das palestras, mas a nossa intenção é que a voz de outros projetos realizados na Comunidade, por outras entidades, seja divulgada, no intuito de estreitarmos relações, colaborando para o bem estar da nossa Comunidade e promovendo o aumento do seu nível de literacia em saúde."

E sublinha: "À USF da Barrinha interessa trabalhar com a Comunidade e em prol da Comunidade."



A inscrição nas Jornadas é gratuita e pode ser efetuada através do email: nibarrinha@gmail.com.
O evento realiza-se dia 27 de janeiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Esmoriz. 



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda