1.º Encontro das Unidades de Saúde Pública de Setúbal

As Unidades de Saúde Pública dos ACES Almada-Seixal, Arco Ribeirinho e Arrábida estão a organizar o 1.º Encontro de Unidades de Saúde Pública da Península de Setúbal, que se irá realizar a 18 de outubro, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal. 

De acordo com Ramon Ruano, membro da Comissão Organizadora e coordenador da Unidade de Saúde Pública do ACES Arrábida, o objetivo desta iniciativa é “debater o Plano Nacional de Saúde, a reforma da Saúde Pública em curso e os planos locais de saúde”. 



“Pretendemos também fomentar a comunicação entre os serviços de saúde e os parceiros da comunidade servidos pelos mesmos, assim como a realização de encontros, entre estas Unidades de Saúde Pública”, acrescentou Ramon Ruano, à margem de uma das reuniões da Comissão organizadora do evento, em que a Just News esteve presente.


"comunicação, participação e compromisso”

Apesar de se encontrarem, ainda, a trabalhar nesta organização, o nosso entrevistado avançou que a temática central do encontro vai ser “Plano Local de Saúde: comunicação, participação e compromisso”.



“O que pretendemos é que, tal como o nome indica, elementos das três unidades apresentem um ponto de situação do seu plano de saúde local, tendo como moderadora a Dr.ª Fernanda Santos, coordenadora da Unidade de Saúde Local do Litoral Alentejano”, explica o médico.

Homenagem a Francisco George

Além disso, será feita ainda uma abordagem à reforma do sistema nacional de saúde que está agora a decorrer. O encontro vai contar também com a presença de Rui Portugal, responsável pelo Plano Nacional de Saúde, e de Francisco George, diretor-geral da saúde, que será homenageado durante esta reunião. 

Relativamente a esta homenagem, Ramon Ruano salienta que Francisco George "vai jubilar-se dois dias depois deste encontro, ou seja, dia 20 de outubro, e não gostaríamos de deixar passar esta data em branco”. Adianta ainda que “pessoas próximas ao homenageado" irão fazer um resumo da sua atividade enquanto diretor-geral da Saúde e de todo o seu percurso profissional. 

Uma equipa multidisciplinar


Elementos da Comissão Organizadora do Encontro no decorrer de uma das reuniões de preparação do evento:

À frente - Sofia Guerra (técnica de Saúde ambiental da USP Higeia), Ana Cristina Freire (médica de Saúde Pública da USP Higeia), Margarida Cosme (coordenadora da USP Higeia), Raquel Santos (técnica de Saúde Ambiental), Catarina Oliveira (médica de Saúde Pública da USP Arnaldo Sampaio) e Ana Pinto Oliveira (médica interna de Saúde Pública da USP Arnaldo Sampaio);

Atrás - Ana Gaspar (coordenadora da USP Arrábida), Ana Diogo e Fátima Moitas (enfermeiras da USP Arrábida), Ramón Ruano (médico de Saúde Pública da USP Arrábida), Mauro Oliveira (médico interno de Saúde Pública da USP Arnaldo Sampaio), Mário Durval (delegado de Saúde Regional de LVT) e Paulo Silva (enfermeiro da USP Arnaldo Sampaio).



Evento conta com "participação da comunidade"

A organização estima a presença de cerca de 200 participantes, com destaque para o "vasto leque de parceiros da comunidade que participam no Plano Local de Saúde", nomeadamente: câmaras municipais, juntas de freguesia, forças policiais, proteção civil, bombeiros voluntários, movimento associativo, IPSS, agrupamentos de escolas, grupos desportivos, associações religiosas, Segurança Social e parceiros dos serviços de saúde, internos de cada um dos agrupamentos de saúde participantes e dos outros serviços da comunidade, como hospitais públicos e privados. 

São ainda aguardados profissionais de saúde do resto do pais interessados nesta temática.

Ramon Ruano indica que, dependendo dos resultados e das dinâmicas que consigam estabelecer, poderão ou não realizar mais edições. “Ainda é prematuro estar a afirmar que o encontro terá continuidade. Espero que o evento tenha muito sucesso e participação da comunidade e que a partilha entre os três agrupamentos seja interessante”, conclui.

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto: encontrousp@gmail.com 
As inscrições podem ser efetuadas aqui.
Mais informações: www.plsar.pt/encontrousp/

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda