3.ª Reunião Internacional do Grupo Português de Triagem

Médicos e enfermeiros de 84 serviços de urgência nacionais estiveram reunidos na última Reunião Internacional do Grupo Português de Triagem (GPT), que decorreu em 2015. Por este motivo, é grande a expectativa sobre a próxima edição, que terá lugar dia 23 de novembro, nas instalações do Infarmed.

Paulo Freitas, um dos fundadores do GPT e membro da Direção, adianta que a reunião "irá contar com a presença de representantes das urgências privadas e publicas" e que as temáticas a abordar "terão a ver com a experiência daqueles que lidam diariamente com o sistema nos diversos serviços de urgência".



Para o médico internista e diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, "torna-se necessário melhorar continuamente o funcionamento da Triagem de Manchester, mas também o desenho de ferramentas que ajudem na gestão do serviço e do doente na urgência".


A última Reunião Internacional do Grupo Português de Triagem decorreu no final de 2015, tendo suscitado um grande interesse e adesão de vários profissionais.

O Grupo Português de Triagem é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1999, por médicos e enfermeiros portugueses com experiência na gestão e implementação do Protocolo de Triagem de Manchester (PTM) nos serviços de Urgência.  

Em Portugal, o Sistema de Triagem de Manchester foi implantado a 18 de outubro de 2000 em dois hospitais, o Fernando Fonseca (Amadora) e o Hospital de Santo António (Porto). Desde então, outras instituições hospitalares foram aderindo voluntariamente ao PTM, integrando o Grupo Português de Triagem. 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda