3.º Encontro Nacional do Primeiro Episódio Psicótico

As intervenções psicológicas e psicossociais na psicose inicial e a neuroimagem nas fases iniciais da doença mental grave são dois dos temas centrais que serão debatidos no 3º Encontro Nacional do Primeiro Episódio Psicótico. O evento, que terá lugar em Coimbra, é promovido pela Secção do Primeiro Episódio Psicótico da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM).

Na reunião, que se realiza dia 2 de junho, também estará em risco a investigação nas fases iniciais da psicose e temas atuais em intervenção precoce na psicose.



Em entrevista à Just News, o psiquiatra Ricardo Coentre, vice-presidente desta secção, recorda que as doenças psicóticas, "como a esquizofrenia ou a doença bipolar, têm o seu início em idade jovem, habitualmente no fim da adolescência e início da idade adulta, com impacto negativo importante para os doentes e suas famílias".

De acordo com o docente da Faculdade de Medicina de Lisboa e médico psiquiatra no Hospital Vila Franca de Xira, no nosso país "ainda estamos numa fase inicial de desenvolvimento das equipas especializadas no diagnóstico e acompanhamento de doentes jovens que estão no início destas doenças, mas existem já várias a trabalhar em hospitais do país nesta área”. 


Sublinhou ainda o responsável a importância do diagnóstico precoce destas doenças. Tal permite "reduzir o designado período de doença não tratada, garantir o seu tratamento adequado, assegurando a remissão clinica e melhoria do funcionamento, e prevenir as recaídas e recorrências das doenças". 



Ricardo Coentre com Pedro Levy (presidente da Secção do Primeiro Episódio Psicótico) e Maria Luísa Figueira, presidente do XII Congresso Nacional de Psiquiatria, evento durante o qual esta secção da SPPSM foi oficialmente apresentada.

Data limite para a submissão de resumos para posters: 2 de maio.
Para mais informações: paula.cordeiro@admedic.pt 

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda