II Encontro Humanitude e III Conferência Internacional Cuidar com Humanitude

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra acolhe, em setembro, a III Conferência Internacional Cuidar com Humanitude. A iniciativa volta a contar com a presença de Miwako Honda, diretora do Departamento de Investigação Geriátrica do National Hospital Organization, em Tóquio. 

De acordo com a especialista japonesa, a filosofia Humanitude caracteriza-se por "prestar cuidados de elevada qualidade, que melhoram a relação entre o utente e o cuidador, evitando o sofrimento de ambos.”



Na prática, acrescenta a investigadora, “passamos a ter gestos que respeitam os utentes, acompanhando as pessoas até ao fim, respeitando a sua individualidade”.

No Japão, a Humanitude chegou, em 2012, através dos seus mentores franceses, Rosette Marescotti e Yves Gineste. “Em seis meses, verificou-se uma mudança estrondosa na forma de prestar cuidados, com várias pessoas interessadas, nomeadamente investigadores e os media", indica.

Em Coimbra, Miwako Honda irá centrar a sua intervenção no tema "Percurso da implementação da Humanitude no Japão: Ensino e prática baseada na evidência".


Palestra de Miwako Honda, durante a última Conferência Internacional Cuidar com Humanitude.

"Transformar as instituições em Lugar de Vida

evento, que decorrerá nos dias 26 e 27 de setembro, contempla também a realização do II Encontro Humanitude, que estará subordinado ao lema: "como transformar as instituições em Lugar de Vida”.  

De acordo com a Comissão Organizadora, o objetivo é realizar "duas ações de divulgação científicas complementares que reúnam o contributo de diferentes intervenientes – instituições sociais e de saúde, mas também, das instituições académicas – que tem vindo a implementar a Metodologia de Cuidado Humanitude nos diversos países (França, Japão e Portugal)". 



Futuro da implementação da metodologia

A III Conferência Internacional Cuidar com Humanitude, agendada para 27 de setembro, conta também com a presença de Rosette Marescotti e Yves Gineste, entre outros convidados estrangeiros. "Atualidade e futuro da implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude: visão internacional" é o tema da sua intervenção.

Na reunião participam ainda vários profissionais portugueses que partilharão a sua experiência. É o caso de Mário Simões, enfermeiro chefe do CHUC e autor do primeiro doutoramento e pós-doutoramento em humanitude, que irá proferir a palestra: "Humanitude, realização da humanidade numa sociedade tecnológica".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda