Jornadas de Internato Médico do Algarve - JIMA 2017

Os médicos internos do Algarve vão realizar, entre os dias 29 de junho e 1 de julho, a 5.ª edição das Jornadas do Internato Médico do Algarve (JIMA). Ao longo de três dias, "internos de todo o país" vão participar num evento que contará com a presença de "congressistas de renome nacional e internacional, que abordarão temas de excelência, atuais e com implicações práticas na rotina diária do profissional médico".

De acordo com a Comissão Organizadora, a realização desta iniciativa visa também "promover a fixação de médicos à periferia, ao deixarmos bem patente a qualidade dos profissionais de saúde aqui já fixados bem como a qualidade dos seus eventos científicos". Nesse sentido, as JIMA são encaradas como "uma oportunidade para constatar a qualidade de vida que se pode ter na região Algarvia".



"Um marco para o internato médico em Portugal"

Ao longo das anteriores edições, a reunião tem contado com o apoio da ARS Algarve, do Centro Hospitalar do Algarve, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e da Ordem dos Médicos. Para este ano, o objetivo é contar de novo com o apoio destas entidades.

Quanto ao impacto da iniciativa, a organização considera que estas jornadas "se tornaram um marco para o internato médico no Algarve e em Portugal" e recorda que, ao longo de um ano, médicos internos de Medicina Geral e Familiar e do Centro Hospitalar do Algarve, quer de Faro, quer de Portimão, trabalham "no sentido de criar um evento que ofereça aos internos de todo o país um momento de formação capaz de complementar o seu currículo médico".

O objetivo é dar ênfase a "uma abordagem multidisciplinar que integre os vários níveis dos cuidados de saúde, abordando sempre questões pertinentes e atualizadas no contexto da formação médica pós-graduada". Por outro lado, é destacada "a criação de oportunidades para os internos da região algarvia enriquecerem os seus currículos através de palestras/cursos/workshops dados por eles".

Equipa coesa e empenhada

A Comissão Organizadora das Jornadas do Internato Médico do Algarve (COJIMA) faz ainda questão de destacar "a dedicação, empenho e motivação" de todos os seus elementos, o que, associada a uma excelente boa disposição da equipa, motivou a criação de um vídeo de apresentação do evento diferente do habitual.




Contacto: comunicajima@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda