KRKA

«A Medicina do futuro não precisa de revoluções digitais»


Manuel Sobrinho Simões

Professor emérito da FMUP. Diretor do IPATIMUP



Como especialista em cancro, estou convencido que o futuro da Medicina vai depender da evolução dos profissionais de saúde, sendo o mais importante a qualidade da sua formação. Para fazer bons enfermeiros ou psicólogos, temos que ter escolas de Enfermagem e faculdades de Psicologia de muita qualidade.

Se quisermos ter bons médicos, precisamos de ter centros académicos clínicos onde haja uma ligação entre as universidades, os hospitais e os centros de saúde e os institutos de investigação. É importante criar condições para que todos tenham tempo protegido para investigar e aprender e o façam em instituições credíveis.

Há um segundo fator muito importante, que se prende com o aumento da longevidade e a consequente acentuação de condições  geriátricas, como a obesidade, doenças crónicas, oncológicas, degenerativas, mentais e até infeciosas – que pensávamos já ter ultrapassado –, perturbações graves de mobilização e problemas auditivos e visuais, ainda que o tratamento seja mais fácil.

A grande novidade, realmente, é o ressurgimento de infeções nos países ocidentais, porque, se já era normal haver gripes no inverno, agora temos mais que isso – pandemias.


Manuel Sobrinho Simões

Daqui a 10 anos, vamos ter uma população envelhecida, a viver em difíceis condições em termos de qualidade, bem-estar e custo. É preciso pensar na realidade dos lares e dos cuidados paliativos e continuados, dado este quadro de envelhecimento, associados a doenças crónicas e infeciosas.

Também podemos pensar que, provavelmente, daqui a uma década, vamos estar a viver uma evolução tecnológica enorme, se continuarmos a investir na inteligência artificial e na robótica. Tudo isso é extraordinário e de certeza que vai ser importante, mas a verdade é que essa evolução é cara e só vai ser útil a meia dúzia de pessoas a cada 100. A maioria não precisa desta revolução digital, mas de ser cuidada.

O mais difícil será garantir a colaboração, a comunicação e a compaixão (no fundo, é o prefixo “co”!) – um cuidar que não é tecnológico, mas muito próximo da humanidade, e que não sei se teremos capacidade de manter daqui a 10 anos. Portanto, para mim, o grande desafio será compatibilizar este desenvolvimento tecnológico com a qualidade dos cuidados.

Claro que há avanços muito importantes que espero ver implementados daqui a uns anos, como um verdadeiro registo de saúde eletrónico, para que todos os portugueses tenham um dossiê pessoal da sua saúde e não tenham que repetir exames desnecessariamente a cada vez que vão ao hospital.

Será um salto extraordinário! Por outro lado, não creio que a nanotecnologia venha a ser muito importante, apesar de saber que para alguns diagnósticos e tratamentos será útil.

Algo que pode vir a ser difícil no futuro é ser prestável e ter tempo para falar com os outros. Já hoje acho que o grande problema que existe − além do trânsito, da inflação, da guerra e da pandemia – é a falta de tempo.



É horrível como a sociedade não tem tempo para nada! O que vai ser daqui a 10 anos? Se calhar vai haver ainda menos tempo e, nesse caso, vai-se perder a capacidade de cuidar das pessoas, dos doentes, dos familiares e das crianças.

Nunca se esqueçam que cada vez mais temos que apostar na ideia de que um bom velhinho é aquele que foi uma boa criança...


Eu já não estou a fazer uma previsão daquilo que poderá acontecer, estou a confundir com aquilo que é o meu desejo!



O artigo pode ser lido no Hospital Público de novembro/dezembro.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda