KRKA

Opinião

Euro-Musculus X em Lisboa


Simão Serrano (coordenador), Jorge Barbosa e João Constantino

Núcleo Coordenador do Grupo de Interesse em Ecografia em Medicina Física e de Reabilitação da Sociedade Portuguesa de MFR



O Euro-Musculus é um grupo científico europeu, composto essencialmente por médicos da área da Medicina Física e de Reabilitação, que nos últimos anos se tem dedicado a promover o estudo e ensino da utilização da ecografia no diagnóstico e intervenção em patologia musculoesquelética, na medicina da dor e também na área neurológica, a última principalmente no tratamento da espasticidade.

Além do ensino médico a todos os clínicos com interesse na área, nos últimos anos, também tem fomentado a investigação clínica e científica na área da ecografia.

2019 é um ano especial na realização deste evento, pois, é com enorme entusiasmo que se vive o décimo aniversário da sua realização! Iniciado em colaboração entre o Prof. Levent Özçakar (Ankara, Turquia – Universidade de Hacettepe) e a Prof.ª Martine DeMuynck (Ghent, Bélgica – Hospital Universitário de Ghent), tem decorrido anualmente em diferentes cidades europeias, desde Praga a Milão, passando por Ghent e Ankara, com participação crescente de médicos internos de Fisiatria e fisiatras portugueses, além de colegas de outros países de todos os cantos do mundo.

Este ano, chega o momento de ser realizado em Portugal, em Lisboa, no Hotel Sana Malhoa, entre os dias 5 e 8 de dezembro.



A organização deste evento é assegurada pela Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), com o apoio do seu Grupo de Interesse de Ecografia em MFR. Conta com o aval da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine (ISPRM), sendo realizado em parceria com o Serviço de MFR do Hospital de São Francisco Xavier e com o Departamento de Anatomia da NOVA Medical School.

À semelhança do que aconteceu em eventos anteriores, este curso contará com a participação de médicos formadores de vários países europeus e de outros continentes. Está dividido em dois componentes – Básico e Avançado --, estimando-se um total de 160 participantes, incluindo 132 formandos (96 para o curso básico e 36 para o curso avançado), formadores e membros do Conselho Científico.


Simão Serrano, Jorge Barbosa e  João Constantino

No curso básico, adicionalmente às palestras, serão realizados nos dois primeiros dias live demos dos protocolos de avaliação ecográfica de cada uma das articulações do membro superior e inferior (ombro, cotovelo, punho, mão, anca, joelho, tornozelo e pé), sendo que, após cada live demo, será realizada a demonstração do respetivo protocolo em bancada prática.

No terceiro dia, inicialmente, será efetuada em doentes, em live demo e em bancada, a avaliação ecográfica de patologia das regiões estudadas nos dias anteriores. Posteriormente, será efetuada a demonstração prática de técnicas básicas de infiltração ecoguiada. Relativamente ao curso avançado, consistirá em 3 dias com temas diferentes. Terá palestras relativas ao tema estudado em cada dia. No primeiro será realizado em live demo e em bancada o seguimento ecográfico de nervos periféricos dos membros superior e inferior e do tronco.

No segundo dia terão lugar o live demo dos músculos dos membros superior e inferior e, posteriormente, a avaliação clínica e injeção ecoguiada com toxina botulínica em músculos espásticos em doentes no serviço de MFR do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental - Hospital de São Francisco Xavier. No terceiro dia os formandos terão a oportunidade de realizar procedimentos ecoguiados em cadáver no Teatro Anatómico do Departamento de Anatomia da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas.

Haverá ainda um quarto e último dia, comum aos cursos básico e avançado, em que, sob o tema “Let’s Write a Manuscript”, será abordada a publicação científica na área da ecografia.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda