Cepheid Talks

Opinião

Lisboa: capital europeia e mundial da Medicina Familiar


Luís Pisco

Vice-presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT. Presidente do International Advisory Board – WONCA 2014



Luís Pisco
Vice-presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT.
Presidente do International Advisory Board – WONCA 2014

Na primeira semana de julho, Lisboa será a capital não só europeia, mas também mundial da Medicina Familiar.

Já se ultrapassaram as 2500 inscrições para o Congresso da Sociedade Europeia de Medicina Familiar – WONCA e caminha-se rapidamente para as 3000. Existem fundadas expectativas de que este número possa ser largamente ultrapassado e que este Congresso possa ser um grande sucesso em termos de participação e o maior encontro internacional alguma vez realizado em Portugal na nossa especialidade.

Em números redondos, estamos perto dos 700 portugueses e dos 500 espanhóis inscritos, uma grande delegação holandesa, com mais de 200 inscritos, e cerca de 150 croatas e 70 brasileiros. Estarão representados cerca de 70 países com representações elevadas dos Estados Unidos da América, Austrália, Tailândia e República da Coreia, por exemplo.

A Comissão Científica e a APMGF estão a preparar um interessante e vasto programa científico que possa corresponder às expectativas das muitas centenas de médicos de família não só europeus, mas um pouco de todo o mundo, que virão a Lisboa. O programa, sob o lema New Routes for General Practice and Family Medicine, está organizado em quatro grandes áreas:
• Inovação nos cuidados de saúde primários
• A nova geração de médicos de família
• Cuidados de saúde abrangentes e personalizados
• Gestão do conhecimento

Conferencistas de reconhecido mérito e de renome mundial aceitaram já o convite da APMGF e vale a pena acompanhar a evolução do Programa no sítio oficial do Congresso www.woncaeurope2014.org.

Após Lisboa, de 2 a 5 de julho de 2014, o próximo Congresso Mundial da Wonca será no Rio de Janeiro, de 2 a 6 de novembro de 2016, logo a seguir aos Jogos Olímpicos. A 21.ª Conferência Mundial da WONCA será a primeira conferência mundial a ser organizada na América do Sul.

Em 2014, a APMGF estará a comemorar o seu 30.º aniversário e o Movimento Vasco da Gama, que engloba os internos e jovens médicos de família e que nasceu em Lisboa, estará nessa altura a celebrar o seu 10.º aniversário.

A Medicina Familiar Portuguesa estará no centro da atenção internacional e será uma oportunidade única para divulgar aquilo que de bom e inovador se faz em Portugal nos cuidados de saúde primários. Muitas das nossas USF serão nesta altura visitadas por médicos de família de todo o mundo, uma oportunidade fantástica para divulgar o que o modelo tem de positivo e inovador.

Wonca Lisboa 2014 – um acontecimento a não perder.




Artigo publicado na edição de junho do Jornal Médico.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda