My Servier

«Menina: quem sabe de diabetes sabe de Medicina Interna»


Edite Nascimento

Assistente graduada sénior de Medicina Interna. Diretora do Serviçe de Medicina Interna do CHTV. Coordenadora adjunta do NEDM



O Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) é um dos mais antigos da SPMI.

Foi criado há 30 anos por um grupo de internistas que sentiu que era importante reunir colegas com interesse e dedicação especial à diabetes. Nele se incluía a atual presidente da SPMI, Prof.ª Lèlita Santos.

Ao longo dos anos, foi crescendo e diversificando atividades e, atualmente, é um Núcleo bastante ativo, refletindo a prevalência (> 13%) que a diabetes tem na população portuguesa.

Este ano, no 28.º CNMI, mais uma vez o NEDM abordou a temática da diabetes na Medicina Interna.

Eu conheci este Núcleo “pela mão” do meu mestre, Dr. Pedro Henriques (outro dos fundadores), infelizmente já falecido, que me ensinou muito. A ele devo o meu percurso profissional e a minha paixão pela diabetes. 


Edite Nascimento 

“Menina: quem sabe de diabetes sabe de Medicina Interna”

O Dr. Pedro Henriques dizia-me: “Menina: quem sabe de diabetes sabe de Medicina Interna”. Talvez esta verdade se aplique a outras áreas da Medicina, mas a diabetes tipo 2 é o paradigma da doença crónica sistémica (com atingimento de todos os órgãos e sistemas) e que exige uma abordagem holística, para a qual eu acredito que o internista é um dos médicos melhor preparados para o fazer.


Ao longo dos anos, tive oportunidade de colaborar com o NEDM, observando o seu crescimento, fruto da vontade de todos os que se foram juntando.

Hoje, é constituído por médicos de várias gerações, com perspetivas variadas e novos projetos. Podemos dizer que goza de “boa saúde” e com um futuro muito promissor.

Do ponto de vista pessoal, sinto-me grata e privilegiada por tudo o que o NEDM e a SPMI me proporcionou até agora: formação, progressão e desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje, se tivesse de voltar a escolher uma especialidade, não hesitaria em optar de novo pela Medicina Interna.

Apesar de todas as dificuldades, continua a proporcionar-me uma realização profissional da qual não poderia abdicar. Trabalhar diariamente com pessoas com diabetes contribui para tal. Muito trabalho existe pela frente, mas agora é tempo de celebrar!

Parabéns e obrigada ao NEDM e à SPMI!



Artigo publicado na LIVE Medicina Interna Especial dedicada ao 30.º aniversário do NEDM, editada pela Just News.

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda