Opinião

Redefinir o papel do Hospital Público

Alexandre Lourenço

Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)

A prestação de cuidados de saúde é certamente um dos territórios mais empolgantes e inovadores do século XXI, sendo os hospitais as organizações mais complexas e sofisticadas alguma vez desenvolvidas.

Durante as últimas décadas, estivemos cada vez mais concentrados em responder às expectativas das pessoas, a adotar novas tecnologias, a aumentar a eficiência interna e a assegurar a sustentabilidade financeira das nossas organizações. Neste percurso, focámos a nossa ação no volume de cuidados e secundarizámos a melhoria dos níveis de saúde da população que servimos.

Além disso, apesar do alto nível de sofisticação alcançado, os nossos processos continuam organizados como há mais de 50 anos, descurando as alterações nos perfis demográfico e epidemiológico da população.

Em muitos aspetos, continuamos a seguir a nossa atividade pela tradição ou pelo costume, em detrimento do conhecimento. Por muitos quadrantes, o nosso modelo organizacional é cada vez mais visto como não confiável, inseguro e propenso ao erro.



Na realidade, os desafios que enfrentamos como setor (por exemplo, as mudanças demográficas, o ritmo da inovação tecnológica, as mudanças nas expectativas dos utilizadores e a crescente pressão financeira) não podem ser respondidos somente por nós, sendo absolutamente essencial envolver outros parceiros da rede social e da saúde.

Em articulação, os hospitais necessitam redefinir o seu papel, promovendo novas estratégias inovadoras de saúde populacional. Mais do que nunca, os doentes e as suas famílias necessitam dos hospitais como fontes de esperança. Assim, a liderança e as competências de todos que exercem funções de gestão é fundamental.



De 26 a 28 de setembro de 2018, iremos discutir o futuro dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde no 27.º Congresso da Associação Europeia de Gestores de Hospitais.

Este Congresso conta com cinco sessões plenárias dedicadas aos seguintes temas:
1. Cuidados centrados nas pessoas
2. Integração de cuidados
3. Modelos inovadores de prestação de cuidados
4. Sustentabilidade
5. A gestão conta

Cada sessão plenária é seguida por quatro mesas-redondas em paralelo, que esmiúçam os temas principais através da apresentação de boas práticas seguidas nos mais variados países europeus.

Para nos apoiar nesta discussão, as mesas são geridas por organismos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a Comissão Europeia (EC), a Federação Internacional dos Hospitais (IHF), a Associação Europeia de Médicos Hospitalares (AEMH), o International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM), o European Institute of Innovation and Technology (EIT) Health, a European Hospital and Healthcare Federation (HOPE), a European Health Economics Association (EuHEA) e a European Healthcare Management Association (EHMA), entre outras.

Será possível ainda ter acesso a cursos ministrados pela IESE Business School e pelo Karolinska Institutet e aceder a workshops organizados, por exemplo, pela Comissão Europeia, sobre o papel do Horizonte 2020 na promoção da integração de cuidados, ou pelo Banco Europeu de Investimento, sobre os mecanismos financeiros e técnicos disponíveis para a reestruturação dos hospitais.

De forma a promover a inovação e o seu papel de alavanca na reestruturação dos hospitais, preparámos ainda a apresentação de ideias e produtos inovadores em dois momentos do Congresso. No Hospital Innovation Brokerage Event teremos startups a apresentar as suas ideias de negócios e no e-Health Roadshow 2018 teremos pequenas e médias empresas de toda a Europa a ser aconselhadas por presidentes de hospitais.

É um evento com mais de 500 participantes e mais de 100 oradores dos mais variados países. É uma oportunidade única para discutirmos e debatermos o modelo de prestação de cuidados e redefinir o papel dos hospitais. Todos são bem-vindos!

Melhor Gestão, Mais SNS.



Artigo publicado na edição de junho do Hospital Público.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir