«À conversa com a demência» convida profissionais a partilhar experiências e dificuldades
A Equipa da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Portel vai realizar, dia 18 de janeiro, o encontro "À Conversa com a Demência", que pretende ser "não só um espaço de aprendizagem, mas acima de tudo de reflexão e partilha".
Segundo a organização, a iniciativa, que decorrerá no Auditório Municipal de Portel, surge dos "muitos diálogos que se constroem diariamente na interação com o outro. Dos muitos diálogos que são tão estranhos mas ao mesmo tempo tão reais que nos levam a questionar a nossa intervenção: será a mais adequada? será a mais eficaz? quais os seus impactos pessoais e profissionais?".
Neste sentido, e num momento em que "a realidade da(s) Demência(s) já não se cinge a números", considera ser "emergente encontrar tempo e criar um espaço para pensar e partilhar o que vivemos e sentimos".
Bem-estar do utente e do profissional
Após a sessão de abertura, o primeiro tema a ser desenvolvido intitula-se "Demência(s) em Portugal: intervenção em sinais e sintomas" e será proferido por Teresa Reis, psiquiatra do Departamento de Saúde Mental do Hospital do Espírito Santo (HESE) e presidente da MetAlentejo.
Durante o período da manhã, o coordenador regional de Beja da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Caldas de Almeida, abordará o tema: "Demência. Da teoria à prática: projeto vidas" e a Equipa da Unidade de Cuidados Continuados Centro Bento XVI Fátima partilhará a experiência da Enfermagem no âmbito da demência.
À tarde, e além de um momento musical, a cargo da Tuna da Universidade Sénior de Portel, estarão em discussão as "Boas práticas na demência", através de Rosália Guerra, do Gabinete Alzheimer Maior, e os impactos dos "cuidados formais na demência", estando prevista a intervenção de Margarida Matos, da Associação Alzheimer Portugal.
Sublinha a Comissão Organizadora que, ao "concertar ideias e ações concomitantes com a partilha de experiências", o objetivo final do evento é contribuir para "uma intervenção de qualidade, que só é possível quando o bem-estar do utente e do profissional estão em equilibrio".
Contacto: ucciportel.terapias@gmail.com