Cepheid Talks

«O combate à malnutrição tem de ser um desígnio nacional»

"A nutrição e a malnutrição associada à doença são temáticas de saúde pública que permanecem subdiagnosticadas e subvalorizadas", adverte Aníbal Marinho, presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP).


Na sua opinião, "apesar de não conhecermos os números reais deste flagelo, é reconhecido que os números da malnutrição crescem diariamente na comunidade, especialmente junto da população idosa que apresenta, na sua maioria, um maior risco de vulnerabilidade nutricional".

Indica ainda o médico que "a atual crise económica vem agravar a premência do debate sobre a malnutrição e a instituição de planos de ação que mitiguem o aumento desta realidade em Portugal".


Aníbal Marinho

Assim, considera que eventos como o XXV Congresso da APNEP, que se realiza nos dias 15, 17 e 18 de abril, são importantes, desde logo, por colocarem estes temas "mais uma vez na ordem do dia".

Aníbal Marinho refere-se, nomeadamente, à necessidade de "revelar as necessidades ao nível do tema da Nutrição no nosso país, onde o rastreio nutricional já está implementado a nível hospitalar, mas urge a sua implementação nos Cuidados de Saúde Primários". E acrescenta: "Ao contrário da maioria dos países europeus, a acessibilidade equitativa à nutrição clínica continua, também, por alcançar."

De acordo com o médico, "não podemos perpetuar esta dicotomia de vivermos num país em que a esperança de vida à nascença seja equiparada à dos países mais desenvolvidos do mundo e ao mesmo tempo aceitarmos que a população com mais de 65 anos de idade tenha uma má qualidade de vida e com pouca saúde."


E sabendo-se que o envelhecimento da população é uma realidade cada vez mais presente a nível mundial, não tem dúvidas de que "urge que se tomem medidas urgentes para proteger as pessoas idosas. O combate à malnutrição tem de ser um desígnio nacional.”



O 25.º Congresso da APNEP realiza-se nos dias 15, 17 e 18 de abril, na Fundação Dr. António Cupertino Miranda no Porto. Tem um formato ligeiramente diferente dos anos anteriores, já que o primeiro dia decorrerá online e será dedicado às publicações científicas nos últimos 2 anos na área da nutrição clínica.

Nos dia 17 e 18 de abril terá lugar um congresso com múltiplas salas em simultâneo com uma grande panóplia de temas e uma variedade de cursos ESPEN LLL distribuídos pelos dois dias. No total são aguardados 150 palestrantes internacionais de língua oficial portuguesa.

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda