KRKA

19ª Semana do Interno do CHUC com curso de Anatomia Clínica do Aparelho Locomotor

Entre os dias 4 e 8 de janeiro de 2016 realiza-se 19ª Semana do Interno do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Do evento fazem parte, como é habitual, várias palestras e cursos. Esta edição inclui um curso de Anatomia Clínica do Aparelho Locomotor, "cujo género é pioneiro em Portugal", sublinha a Comissão Organizadora.

Este curso visa rever, "de forma sistemática e rápida, toda a anatomia do aparelho locomotor com interesse para a prática clínica, bem como as principais patologias que o atingem". A formação inicia-se com uma introdução sobre o funcionamento biomecânico geral do aparelho locotomor e os principais grupos de doenças: patologia traumática,  degenerativa, tumoral, infeciosa e reumática. De seguida, é abordado cada um dos complexos articulares de forma sistemática e as doenças mais frequentes que o podem atingir.

Quanto aos destinatários e alcance deste curso, a organização considera que é de interesse "para todas as especialidades que vão lidar com o aparelho locomotor, permitindo aos internos, numa fase inicial, rever todos os pormenores anatómicos e principais doenças que afetam este sistema". Esta ação em concreto é dirigida especialmente para os internos de Ortopedia, Reumatologia, Imagiologia, Medicina Física e de Reabilitação, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna.

Ao longo da Semana do Interno é oferecida aos participantes "a oportunidade de aperfeiçoar técnicas e construir conhecimento". É também considerado o "local para expor o que de melhor se faz de investigação entre os internos desta instituição, num ambiente de crítica e crescimento entre pares, mais familiar e construtivo".


Constituída por um grupo de internos de Psiquiatria, Pediatria, Medicina Interna e do ano comum, "sensibilizados para os problemas relacionados com o internato", a Comissão de Internos do CHUC visa, entre outros objetivos, organizar eventos de caráter científico e promover a integração dos novos internos do CHUC. Assegura ainda manter-se atenta "ao que a reestruturação da instituição vai implicar na vida profissional dos internos das várias especialidades e serviços, bem como no futuro da empregabilidade da instituição".

Contactos:
internos.chuc@gmail.com
facebook.com/internoschuc

Inscrições:
Até dia 15 de dezembro: 10€
Após dia 15 de dezembro: 20€
A inscrição pode ser efetuada online aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda