1.º Dia da Reabilitação Respiratória vai ser celebrado amanhã
Sociedades científicas, associações profissionais e de doentes na área da saúde vão amanhã assinalar, com o apoio da Direcção-Geral da Saúde (DGS) o Dia da Reabilitação Respiratória. No âmbito da criação deste dia é apresentado uma proposta conjunta das entidades com recomendações e prioridades para a área.
No documento que será amanhã apresentado, é reivindicada a criação de uma Rede de Reabilitação Respiratória, "adaptada às necessidades do País, capaz de garantir a todos os portugueses o acesso a ela, em condições de universalidade e equidade". É sublinhado que esta "tem de ser considerada uma prioridade absoluta na resposta às doenças respiratórias crónicas, por parte do Ministério da Saúde".
“Estudos comprovam que a reabilitação respiratória atua positivamente na diminuição dos sintomas, no aumento da capacidade para o exercício físico, na melhoria da qualidade de vida, na redução do número de hospitalizações e de dias de internamento dos doentes com doenças respiratórias crónicas”, comenta Teles de Araújo, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão e do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, em representação das entidades.
“Criámos este dia com o intuito de aumentar o conhecimento relativamente aos benefícios da reabilitação respiratória e alertar para a importância de alargar o seu acesso", acrescenta o especialista.
indica ainda que "muitos doentes não têm conhecimento sobre este tratamento, cuja oferta em Portugal é bastante escassa e claramente insuficiente. Apenas cerca de 1% dos doentes têm acesso, só na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica estamos a falar de um universo de 700 mil doentes que deviam beneficiar de Reabilitação Respiratória".
As entidades defendem que para modificar esta realidade é fundamental um forte envolvimento das pessoas, das organizações e das autoridades de saúde na procura de vias para minimizar a grave situação com que se debatem os doentes.
Os programas de reabilitação respiratória são considerados um passo fundamental no controle dos doentes respiratórios crónicos e, além de melhorarem a qualidade de vida dos doentes, diminuem as exacerbações da doença, os internamentos e a mortalidade prematura e respetivos custos associados, tanto para os doentes como para o Estado.
Entidades envolvidas no Dia da Reabilitação Respiratória:
• Fundação Portuguesa do Pulmão
• Sociedade Portuguesa de Pneumologia
• Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia
• Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação
• Grupo de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
• Associação Portuguesa de Fisioterapeutas
• Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação
• Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias
• Observatório Nacional das Doenças Respiratórias
• Associação Respira
• Associação Alfa-1 Portugal
Ação desenvolvida com o apoio da Direcção-Geral de Saúde


