Otorrinolaringologia Geriátrica: partilhar conhecimentos para o doente idoso ser «cada vez mais bem acompanhado»

Alertar para a necessidade de os médicos otorrinolaringologistas e todos os profissionais de saúde em geral se focarem numa área que tem tido pouca expressão na nossa comunidade médica é, segundo Artur Condé, o principal objetivo das 1.as Jornadas de Otorrinolaringologia Geriátrica, que se vão realizar a 28 e 29 de outubro, em Vila Nova de Gaia.

O presidente destas 1.as Jornadas, que é diretor do Serviço de ORL do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, esclarece que a ideia de organizar, pela primeira vez, uma reunião sobre Otorrinolaringologia Geriátrica se deve ao facto de a frequência da consulta otorrinolaringológica ser, cada vez mais, de uma população envelhecida, com problemas específicos que desafiam diariamente os especialistas a encontrar soluções terapêuticas.

“Temos cada vez mais doentes idosos nas nossas consultas, sendo os problemas que apresentam distintos daqueles que poderão surgir noutras faixas etárias”, diz o também presidente do Colégio da Especialidade de Otorrinolaringologia da Ordem dos Médicos, em declarações à Just News.



“Esperemos que estas Jornadas sejam muito participadas e que, à semelhança da Otorrinolaringologia Pediátrica, este seja também um tema que capte o interesse dos otorrinos portugueses”, considera Artur Condé.

Esta primeira edição fará uma abordagem generalista a todas as temáticas relacionadas com esta área, contando com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, esta última presidida por Manuel Carrageta, que vai moderar uma mesa-redonda, sendo igualmente o convidado de honra do evento.

Vão ser focados temas relacionados com a perda auditiva característica da terceira idade, com as perturbações do equilíbrio, com o grave problema dos acufenos, com as patologias nasossinusais que podem ocorrer no doente idoso, entre outros temas de “grande interesse e atualidade”.

Concluindo, Artur Condé refere que o programa foi delineado para abarcar vários temas que serão abordados de forma sucinta, com o objetivo de demonstrar que a Otorrinolaringologia Geriátrica deve ter um espaço próprio de desenvolvimento científico e de partilha de conhecimentos, para que o doente idoso com problemas otorrinolaringológicos seja cada vez mais bem acompanhado.

Artur Condé afirma esperar cerca de 180 inscritos, entre otorrinos, médicos de família e outros profissionais ligados à área da Geriatria e Gerontologia.



Para mais informações: diventos@diventos.com 
A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda