KRKA

20º Congresso Português de Cardiopneumologia

Nos dias 20, 21 e 22 de março de 2015 realiza-se, na Póvoa de Varzim, o 20º Congresso Português de Cardiopneumologia. Organizado pela Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas, o evento tem como lema: Paradigma em evolução".

De acordo com Nuno Daniel Costa, presidente da Comissão Organizadora, a Cardiopneumologia tem sido "um caso de estudo pelas ciências sociais, pois tornou-se um molde e exemplo de excelência na prática clínica", salientando que os cardiopneumologistas "têm abraçado de corpo e alma os vários desafios presentes nas suas múltiplas áreas de intervenção".

Relativamente aos objetivos do congresso, o desejo é que o evento permita abordar "temáticas inerentes à especialização adquirida ao longo de vários anos, discutir técnicas e resultados dentro das suas competências profissionais, rever o caminho adquirido e, dadas as atuais alterações a nível académico, projetar a evolução da Cardiopneumologia". E, em simultâneo, tentar proporcionar um ambiente descontraído que promova a discussão aberta entre pares.

Temas

O evento começa por dar uma especial atenção aos especialistas que acabam a sua formação, procurando esclarecer e informar sobre os passos seguintes. "Acabei o curso: e agora?" e "Saídas profissionais: novos desafios" são temas de duas sessões que se realizam neste dia. Realiza-se ainda a apresentação de comunicações orais e de casos clínicos e do tema "Cardiopneumologia na vanguarda".

O segundo dia do congresso é bastante preenchido, com diversas sessões e conferências a decorrer em simultâneo. "Pediatria: as suas particularidades", "Paramiloidose familiar em agenda", "Prática desportiva e risco cardiovascular" e "Tabagismo: um denominador comum" são temas de algumas das mesas redondas.

No último dia, uma das sessões é dedicada a passar "O Ano em revista", com intervenções sobre eletrocardiologia, intervenção cardiovascular, arritmologia invasiva, ultrassonografia vascular, fisiopatologia respiratória, estudos do sono e VNI, perfusão cardiovascular e ultrassonografia cardíaca.

O programa pode ser consultado aqui.

Contactos:
Secretariado - Acrópole
Paula Nora
Telf.: 226 199 683
Telm.: 968 900 358
Email: congresso20@aptec.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda