"24 horas em movimento": Mérida e Évora juntas novamente pela promoção da saúde

No âmbito das comemorações do Dia do Mundial da Saúde, as cidades de Évora e Mérida voltam a juntar-se, pelo segundo ano, para promover mais uma edição do “Desafio pela Saúde”. Trata-se de um evento que visa promover a saúde, desporto e estilos de vida saudáveis nos diferentes grupos etários. Realiza-se entre as 12 horas do dia 4 e as 12 horas do dia 5 de abril.

Ao longo destas 24 horas serão realizadas, em simultâneo nas duas cidades, diversas atividades que envolverão agentes, instituições e população em geral. De acordo com a organização, e com o propósito de "ajudar a minorar os efeitos da atual situação social e económica junto de algumas famílias do concelho", a edição deste ano vai ter uma forte componente solidária, com a inscrição para algumas das ações a ter como preço um alimento não perecível.

“Caminhada pela Saúde”, “Corrida de Obstáculos” e “Passeio BTT Pela Saúde” são os eventos para os quais quem quiser participar deverá efetuar previamente a respetiva inscrição na página oficial da edilidade e depois confirmar a inscrição no local da partida com a entrega de um alimento não perecível.

Entre as muitas ações desportivas que terão lugar ao longo das 24 horas "mais ativas do país" está previsto, por exemplo, aulas de natação para crianças no complexo de piscinas municipais, uma corrida à noite denominada Évora By Night, com partida e chegada junto às piscinas, um workshop sobre princípios básicos de natação de salvamento, uma mega aula de hidroginástica e sete horas de resistência de natação.

Todos os interessados poderão participar no vasto leque de atividades desportivas que decorrerão em locais como a Praça do Giraldo, Arena D’Évora e piscinas municipais, bem como em espaços particulares, designadamente campos de futebol, pavilhões desportivos, ginásios. O "Desafio pela Saúde" inclui ainda diversas atividades de promoção da saúde, nomeadamente rastreios, workshops, palestras e seminários.

A cerimónia oficial de abertura terá lugar na cidade espanhola enquanto o encerramento será na cidade de Évora.

Em Portugal, o "Desafio Pela Saúde" está a ser organizado pela Câmara Municipal de Évora, Universidade de Évora, Administração Regional de Saúde do Alentejo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços Região Alentejo e CCDR Alentejo, com o apoio institucional do Euroace (Centro Alentejo/Extremadura).

Imprimir