KRKA

2ª Corrida Saúde + Solidária: estudantes de Medicina voltam a apoiar instituições de solidariedade

Está agendada para dia 10 de maio de 2015 a próxima Corrida Saúde + Solidária. A iniciativa, promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), conta com o patrocínio oficial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o envolvimento dos hospitais da zona de Lisboa.

De acordo com a comissão organizadora, a corrida tem como objetivo, "desde a sua concepção inicial, a promoção da Saúde, enquanto processo que permite capacitar as pessoas a melhorar e a aumentar o controlo sobre a sua saúde, por entendermos que esta é um dever dos cidadãos, um direito, mas acima de tudo um empreendimento colectivo que todos devemos defender."

Por outro lado, a Corrida Saúde Mais Solidária tem um conceito diferente do habitual: parte do valor da inscrição reverte diretamente para um conjunto de instituições e cada participante tem a opção de poder escolher qual dessas instituições quer apoiar. Trata-se de uma iniciativa "em que os Hospitais da zona de Lisboa apadrinham IPSS que são diariamente peças essenciais no seu funcionamento". Assim, cada inscrição está associada a "um eixo Hospital-IPSS e uma parte reverterá diretamente a favor dessa instituição de solidariedade."

Em 2014, a 1ª edição, que se realizou a 11 de maio, foi considerada "um sucesso" pela organização. Além de promover a prática de estilos de vida saudáveis, o evento, que mobilizou mais de 1600 participantes, permitiu o apoio a cinco instituições: Associação Os Francisquinhos, O Sorriso da Inês - Associação Inês Botelho, Tiliascoop, Liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta  e Casa do Pessoal do Hospital Fernando Fonseca.

A AEFML anunciou recentemente que a associação Tiliascoop já recebeu o seu donativo, no valor de 1114,74€, que irá contribuir "para a aquisição de uma carrinha que servirá de apoio às actividades de jardinagem e recuperação de espaços verdes desenvolvidas pela associação". A Tiliascoop é uma associação sem fins lucrativos, criada por voluntários do departamento de reabilitação psico-social do Hospital Júlio de Matos e cujo principal objetivo é a reabilitação profissional e social de ex-utentes dos serviços psiquiátricos.

Contacto: corrida.saude@aefml.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda