2º Congresso Nacional de Ortopedia Infantil

"A Criança Maltratada" é o tema de um Curso Satélite que se vai realizar durante o 2º Congresso Nacional de Ortopedia Infantil, evento organizado pela Seção de Estudo da Ortopedia Infantil (SEOI), com o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), e que decorrerá entre os dias 20 e 22 de março de 2014, em Lisboa, no Hotel Sana Metropolitan.

O curso decorrerá no primeiro dia do congresso, quinta-feira, dia 20 de março, e abrange um vasto conjunto de temas, nomeadamente a dimensão do problema da criança maltratada em Portugal e no Mundo, as fraturas mais frequentes dos membros superiores e inferiores, as alterações oftalmológicas na criança maltratada, os aspectos psicológicos, as pistas que levam o ortopedista a suspeitar de maus tratos.

Os principais destinatários do 2º Congresso Nacional de Ortopedia Infantil são médicos pediatras, clínicos gerais, médicos do ano comum e profissionais de saúde que trabalham em contacto com crianças na Urgência ou em Consulta Externa. A Prof.ª Drª Elke Viehweger e o Prof. De. Joël Lechevallier são os convidados estrangeiros, provenientes respectivamente de Marselha e CHU Rouen, em França.

Além da apresentação de Comunicações Livres e da organização de workshops, o programa do congresso contempla a abordagem de temas como: "Análise do Movimento e Decisão Cirúrgica no Doente Diplégico", "Protocolo de rastreio da DDA, qual a nossa realidade?", "Análise Quantificada do Movimento em Ortopedia Infantil", "Manifestations osseuses de la neurofibromatose de type I ", "Quel dépistage pour la luxation congénitale de hanche en 2014".

Haverá ainda espaço para os especialistas debaterem e partilharem a experiência dos Serviços de Ortopedia no tratamento de doentes com Paralisia Cerebral.

O programa pode ser consultado AQUI.


Contacto: ortopediainfantil@spot.pt

Imprimir



Siga-nos no Instagram