KRKA

2º Simpósio de Saúde Pública do Barroso

O Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso (ACES ATB) e a Câmara Municipal de Boticas vão realizar, dia 9 de maio, a 2ª edição do Simpósio de Saúde Pública do Barroso. Este evento decorrerá no Auditório Municipal de Boticas e, sob o lema "Animais + Humanos = Uma só saúde", pretende reunir profissionais da saúde humana e veterinária.

A bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, Laurentina Pedroso, a diretora Geral de Alimentação e Veterinária, Teresa Villa de Brito, a diretora do Departamento de Saúde Pública do Norte, Maria Neto são algumas das presenças na sessão de abertura do simpósio. Irão também participar o presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, Filipe Nascimento, e o coordenador da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, António Gomes.

O programa da reunião está centrado em quatro temas: "Raiva - uma zoonose a emergir?...", "Importância do registo de DDO na saúde - apresentação de proposta de projeto modelo", "Toxi-infeções alimentares" e "Brucelose - uma zoonose persistente".

O programa pode ser consultado aqui.

One Health Initiative
O simpósio segue os principios da One Health Initiative, uma filosofia de debate pluridisciplinar, onde a saúde humana e animal é encarada como uma só saúde, conforme orientação das políticas da comissão europeia. No documento de divulgação do Simpósio é transcrita uma definição deste projeto:
O conceito “The One Health” é uma estratégia à escala mundial para expandir colaborações e comunicações interdisciplinares em todos os aspetos dos cuidados de saúde para seres humanos, animais e para o ambiente. A sinergia conseguida melhorará os cuidados de saúde para o século XXI, acelerando as descobertas da pesquisa biomédica, promovendo a eficácia da saúde pública, expandindo a base de conhecimento científico e melhorando a educação médica e os cuidados clínicos. Quando corretamente implementado, ajudará a proteger e a conservar milhões de vidas nas nossas gerações atuais e futuras. in http://www.onehealthinitiative.com/about.php

Inscrição
Com o propósito de reunir o maior número possível de profissionais das áreas da saúde humana e animal, a organização possibilita a inscrição gratuita no simpósio. A ficha de inscrição está disponível aqui.

Contacto: gomes@cm-boticas.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda