Cepheid Talks

39% das crianças portuguesas têm sintomas de asma

Tem início amanhã o evento científico anual mais relevante na área da Alergologia e Imunologia Clínica em Portugal. A Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), que se realiza sob o tema “Asma e Ambiente”, terá a presença de mais de duas centenas de participantes, contando também com a colaboração de especialistas vindos do Brasil, Estados Unidos, Espanha e Noruega.

Entre os dias 3 e 5 de outubro a SPAIC vai fazer um ponto da situação da intensa investigação feita na última década em Portugal sobre epidemiologia da asma e das doenças alérgicas e da sua relação com alterações ambientais. A reunião decorrerá no Centro de Congressos Sheraton Hotel Porto.

Em Portugal, estima-se que a doença alérgica afete cerca de 1/3 da população, refere a SPAIC, em comunicado, esclarecendo que, "de acordo com os dados atuais, 30% da nossa população tem queixas de rinite, 18% tem concomitantemente queixas de conjuntivite e cerca de 10% tem asma. A prevalência de sintomas de asma é mais elevada nas crianças (39%), sendo a sua queixa mais frequente acordar com tosse."

No entanto, a Sociedade alerta que apenas cerca de metade dos doentes com asma têm a sua doença controlada, salientando-se que "os doentes com asma controlada têm melhor qualidade de vida e menor risco de complicações. Não é consensual a razão do acréscimo das doenças alérgicas nas últimas décadas, mas o ambiente interior e exterior associado ao estilo de vida são apontados como os prováveis responsáveis".

Ao longo da última década a SPAIC, através de colaborações entre associados de diferentes serviços e instituições, tem contribuído para uma intensa investigação e melhor conhecimento da epidemiologia da asma e das doenças alérgicas em Portugal, bem como dos fatores ambientais envolvidos no seu desenvolvimento e persistência. É desses resultados, destaca a SPAIC, que "será feito um ponto da situação e o palco principal da troca de informação e experiências entre os especialistas e participantes".

Sobre a SPAIC 
Fundada a 10 de julho de 1950, como Sociedade Portuguesa de Alergia, a SPAIC é a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos, investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica, organizando regularmente uma gama alargada de programas para formação e desenvolvimento nessas áreas.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda