507 jovens médicos fazem o Juramento de Hipócrates num «momento crítico da formação médica»

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) organiza, no domingo, 6 de dezembro, a cerimónia do Juramento de Hipócrates 2015 - Porto. A Casa da Música vai receber este evento, que reunirá 507 novos médicos, provenientes de todas as escolas médicas do país e que, no último ano, concluíram a sua formação superior.

Para Miguel Guimarães, presidente da Ordem dos Médicos do Norte, esta cerimónia "acontece num momento particularmente complexo da formação médica em Portugal".

De acordo com o responsável, "os jovens médicos que estiveram envolvidos na escolha da especialidade foram tratados de forma indigna e abusiva por parte da ACSS", considerando "lamentável que 113 médicos não tenham tido a possibilidade de continuar a sua formação específica, ao não terem tido acesso a uma especialidade" e sublinha: "Não é aceitável a existência de médicos indiferenciados, nem para a qualidade da medicina nem para os doentes".



Considera Miguel Guimarães que "os jovens médicos prejudicados têm o direito a exigir perante os ministérios da Educação e da Saúde, o acesso a formação médica especializada, dadas as expetativas criadas perante a sociedade civil, ao fixarem o numerus clausus, num número demasiado elevado para as nossas reais capacidades formativas ao nível das escolas médicas e das unidades de saúde”.

Na opinião do presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, "os dados mais recentes sobre emigração e opção pelo sector privado são preocupantes". Afirma que “só no primeiro semestre deste ano emigraram 101 médicos em Portugal, dos quais 41 na região Norte”, e no mesmo período “centenas de médicos têm optado apenas pelo sector privado”.

"É importante que estes jovens que concluíram a sua licenciatura e agora vão receber a sua cédula profissional e iniciar o Internato do Ano Comum sejam acarinhados e motivados para ficar a trabalhar em Portugal, a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde", frisa Miguel Guimarães. Para este responsável, "o país não pode continuar a deitar pela janela fora milhões de euros gastos na formação dos médicos”.

O juramento abrirá com um concerto do pianista Pedro Burmester, seguindo-se as intervenções do presidente da Ordem dos Médicos do Norte e do bastonário da Ordem dos Médicos, após as quais se procederá à leitura do Juramento de Hipócrates e à entrega das cédulas profissionais aos jovens médicos.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda