54 Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes vão reunir-se no Porto

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, coordenado por José Manuel Boavida, vai realizar o II Encontro das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD). O evento, que decorrerá este fim de semana, vai juntar 54 UCFD e mais de duas centenas de médicos e enfermeiros.  A iniciativa é organizada em parceria com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, presidida por José Luís Medina.

O programa contempla o debate de temas como o panorama atual da diabetes, os progressos e os desafios das UCFD, a organização de planos anuais e a definição de objetivos, os indicadores e metas no combate à diabetes em 2016.

Haverá também espaço para a partilha de "programas e ideias inovadoras" no combate à diabetes, desenvolvidas ao longo do último ano, de norte a sul do país. Realizam-se ainda workshops temáticos sobre "Planos de ação: atividades e métricas a 1 ano" e "A Equipa - compreender e usar o melhor de cada um".

Enfrentar os desafios da diabetes com "uma intervenção preventiva"

De acordo com José Manuel Boavida, a diabetes é "não só uma ameaça para a saúde das populações, como também para a própria estrutura social e económica do país. Estando intrinsecamente ligada à globalização, à urbanização e às transições demográficas e de estilo de vida – mas também à pobreza, à iliteracia e às desigualdades sociais, constitui um enorme desafio aos atuais paradigmas de prestação e organização de cuidados de saúde."



Assim, para o diretor do Programa Nacional para a Diabetes, "enfrentar este desafio exige uma intervenção preventiva a todos os níveis e a participação da comunidade, das pessoas com diabetes e seus familiares, dos profissionais de saúde, de diferentes níveis de cuidados, das estruturas administrativas locais, regionais e centrais, dos financiadores, da investigação, da indústria, e de toda a sociedade".

UCFD: "peça chave"

Lisboa recebeu, em novembro do ano passado, o I Encontro das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD), reunião que suscitou um elevado interesse e entusiasmo dos muitos participantes de todo o país e que a Just News acompanhou de perto.



Na ocasião, e a propósito da relevância e alcance das UCFD, José Manuel Boavida sublinhava que estas unidades surgem "numa perspetiva de descentralização e de adaptação local das estratégias nacionais do programa", afirmando-se como "a peça chave da resposta ao desafio da diabetes".

Tal como na edição de 2014, a reunião deste ano conta igualmente com diversos responsáveis. Além de José Manuel Boavida e de José Luís Medina, irão intervir na sessão de encerramento Luís Gardete Correia (diretor do Observatório Nacional da Diabetes), João Pedro Pimentel (diretor do Departamento de Saúde Pública da ARS Centro), Rui Cernadas (vice presidente do Conselho Diretivo da ARS do Norte), Luís Pisco (vice presidente do Conselho Diretivo da ARS de Lisboa e Vale do Tejo) e Francisco George (diretor-geral da Saúde).



Podem ser consultadas mais fotos do I Encontro das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda