Jornadas Ético Jurídicas da Infeção VIH/SIDA com o foco na Educação, Economia e Direito

No Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, 1 de dezembro, realizam-se, no Porto, as 5as Jornadas Nacionais Ético Jurídicas da Infeção VIH/SIDA. A iniciativa, subordinada ao lema "O VIH/SIDA: A Educação, a Economia e o Direito, é organizada pela Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA (FPCCSIDA), Ordem dos Médicos, Centro de Direito Biomédico e Associação Portuguesa de Bioética. A inscrição é gratuita.


Durante o período da manhã o programa contempla a realização de duas mesas redondas sobre "A Educação para a Saúde e o VIH/SIDA" e "O investimento em saúde em contexto de austeridade". De seguida, e ainda antes da sessão de abertura, terá lugar a conferência de abertura, intitulada "Computação cognitiva e registos clínicos", a ser proferida por Pedro Gouveia, da Fundação Champalimaud.

Da parte da tarde, a reunião estará centrada no debate sobre os direitos da pessoa com VIH/SIDA. Organizados em duas sessões, estarão em discussão temas como "Eutanásia e auxílio ao suicídio", "O direito ao sigilo e a infeção VIH/SIDA no ambiente hospitalar", "Os direitos dos trabalhadores que vivem com VIH/SIDA", "O acesso às técnicas de PMA por parte das pessoas que vivem com VIH". Carlos Vasconcelos, diretor da Unidade de Imunologia Clínica do Centro Hospitalar do Porto e professor catedrático convidado do ICBAS, é um dos muitos especialistas que irão participar neste debate. "A doença VIH 35 anos depois" é o tema da sua intervenção.

O evento, que decorrerá no Salão Nobre da Ordem dos Médicos, é realizado em parceria com a Faculdade de Medicina do Porto e Ordem dos Advogados e conta com o apoio de mais de duas dezenas de entidades e empresas, como é o caso da Direção-Geral da Saúde e dos municípios de Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal e Oeiras.



O programa completo pode ser consultado aqui.

Contacto: jornadaseticojuridicas@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda