KRKA

6ª edição do Angelini University Award dedicada à sustentabilidade do SNS

A Angelini Farmacêutica lançou a 6ª edição do Angelini University Award, um concurso dirigido a alunos de licenciatura, pós-gradução ou mestrado do ensino superior. Nesta edição, os participantes são "desafiados a desenvolverem projetos relacionados com a sustentabilidade do SNS, pondo em prática os conhecimentos adquiridos".

O período de inscrições decorre até dia 16 de março, sendo o dia 15 de junho a data limite para a entrega dos projetos.  

Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes parâmetros: inovação, criatividade, metodologia, pertinência do projeto, viabilidade prática dos projetos/implementação, apresentação formal: relatório escrito, pitch e outros materiais (se aplicável).

De acordo com o regulamento (acessível aqui), "poderão ser consideradas abordagens de natureza económica, financeira, criativa e tecnológica, atendendo, em particular, às temáticas de Economia e Gestão, Medicina, Farmácia e Biotecnologia".

O documento deixa ainda "algumas sugestões de projetos que poderão ser desenvolvidos no âmbito do tema do concurso":


A sustentabilidade do SNS 
O SNS é uma das instituições da sociedade portuguesa com maior relevância e impacto na vida das pessoas. Em função da complexidade e de diversas restrições que lhe são intrínsecas ou que resultam da própria sociedade é comumente aceite que o SNS enfrente dificuldades que se revelam na qualidade e eficiência do serviço prestado pelas diversas instituições de saúde pública. Como tal, este subtema incita à apresentação de projetos que visem melhorar a sustentabilidade económica, financeira e social do SNS.

Cuidados informais
O desenvolvimento de serviços de cuidados informais pode representar uma alternativa viável de apoio às infraestruturas do SNS que, quando combinada com os serviços prestados pelo SNS, possibilita uma melhor gestão e operação das unidades de saúde do SNS. A existência de projetos de apoio no desenvolvimento de cuidados informais poderá permitir aos utentes e familiares uma melhoria dos cuidados prestados e uma maior eficiência.

Criação de centros de excelência
Desenvolvimento de infraestruturas e competências que permitam não só melhorar o  desempenho das unidades do SNS em termos técnicos e da utilidade que as unidades tem no dia-a-dia dos utentes. O estudo de novos modelos de gestão e logística das instituições abrangidas pelo SNS poderá permitir um melhoramento dos serviços prestados. 

A tecnologia biomédica e o SNS
O potenciamento das tecnologias biomédicas permite uma detalhada compreensão dos mecanismos moleculares que operam na doença e melhores formas de diagnóstico e terapia. Assim, os cuidados de saúde prestados recorrem de uma forma crescente a diversas tecnologias biomédicas, que implicam necessariamente trabalho, conhecimentos, desenvolvimento e investigação de um conjunto de técnicas que permitiram enormes avanços na medicina. Este vasto desenvolvimento tecnológico criou a necessidade de uma reformulação das metodologias utilizadas na medicina e que têm igualmente potencial de revolucionar o SNS.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda