KRKA

Saúde mental: debater a luta contra o estigma no séc. XXI

"dESTIGMAtizar no séc. XXI - Uma verdade inconveniente" é o lema do 6º Encontro do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria. O evento, agendado para dia 10 de outubro, realiza-se no Auditório do Hospital de Santo André. O estigma na doença mental no âmbito dos cuidados de saúde primários é um dos temas do programa.

Enquadrado na mesma mesa redonda, intitulada "O Estigma tem futuro?", serão abordados aspectos como a importância e intervenção das associações de saúde mental na luta contra o estigma, com referência à Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB), a qualidade assistencial como forma de combater o estigma e o tema "Medo, vergonha e loucura".

O estigma e a desinstitucionalização dos doentes mentais e a consulta de primeiro surto psicótico são alguns dos temas a desenvolver na outra mesa redonda da reunião, onde são igualmente levantadas duas questões: "Estigma!! Quem, os profissionais?!" e "O estigma também cresce num Serviço nascido no século XXI?".

A conferência de abertura será proferida por José Morgado Pereira, chefe do Serviço de Psiquiatria e ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital Sobral Cid. "O estigma em Psiquiatria - considerações históricas e situação atual" é o tema da palestra, cuja moderação estará a cargo de Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
Sara Magalhães
GEFOP- Rua das Olhalvas, Pousos, 2410-197 Leiria
Tel/fax: 244 817 087
e-mail: gefop@chleiria.min-saude.pt
Paulo Roque
Secretariado do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental
e-mail: sec.psiquiatria@chleiria.min-saude.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda