Cepheid Talks

7.º Curso Clínico de Autoimunidade manteve sucesso das edições anteriores

O Curso Clínico de Autoimunidade (CCAI) 2023, que durante três dias, entre 8 e 10 de março, mobilizou meia centena de participantes e duas dezenas de formadores, manteve o êxito das edições anteriores e, mais uma vez, com os interessados a ultrapassarem o número limitado de inscrições. Lançado em 2016, o Curso Clínico de Autoimunidade tem uma periodicidade anual, tendo apenas sido interrompido uma vez, durante a pandemia de covid-19.

Sofia Pinheiro é a principal responsável por esta ação de formação com características únicas no país e lidera a equipa que constitui a Unidade de Doenças Autoimunes do CH Universitário de Lisboa Central, com polos nos hospitais dos Capuchos e Curry Cabral.



Sofia Pinheiro

Aquela internista também coordena, na primeira daquelas instituições hospitalares, a Unidade de Medicina 2.3. Explicando que o desenho do Curso não se alterou muito ao longo dos anos, Sofia Pinheiro esclarece que o mesmo está aberto a qualquer especialidade, embora reconheça que a maior parte dos formandos serão internos de Medicina Interna dos 3.º e 4.º anos.



Sublinhando que se trata de “uma área fascinante para a qual precisamos de gente para trabalhar, até porque nos consome muito tempo, nomeadamente de estudo”, a médica destaca o facto de, entretanto, se ter produzido um Manual do Curso que é atualizado anualmente.

O CCAI tem o apoio do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes da SPMI, coordenado por José Delgado Alves, que foi um dos formadores.


Sofia Pinheiro e José Delgado Alves

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda