KRKA

9as Jornadas do Doente Crítico do CHLN

O Departamento de Urgência e Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) vai realizar, nos dias 22 e 23 de janeiro de 2015, as 9as Jornadas do Doente Crítico. O evento, presidido por Carlos França, decorrerá no Grande auditório e Anfiteatro 58 do Edifício Egas Moniz, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O programa inclui a realização de mesas redondas e conferências sobre temas como "Severe ARDS management", "Neurocritical care", "Trauma and bleding", "How many intensivists do we need in a hospital?", "Resuscitation in sepsis - do we need protocols?".

Ao longo dos dois dias decorre, em simultâneo, um programa específico dirigido aos enfermeiros. "The patient, the family and the ICU: How do we communicate?", "Nutrition in the ICU: our practice" e "Organ Donor: how to maintain?" são alguns dos temas a abordar.

No âmbito das jornadas terá ainda lugar, nos dias 21 e 22 de janeiro, um curso pré-congresso, a cargo da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Relativamente à apresentação de trabalhos, a comissão organizadora deixa o convite à participação na atividade científica das jornadas, "de modo a enriquecê-las e levando a todos os interessados nesta área do conhecimento novos desafios/práticas bem como novos resultados, que serão certamente muito úteis para o avanço do conhecimento de todos os participantes."

Os interessados podem apresentar os seus trabalhos sob a forma de:
• Posters (médicos /enfermeiros) – apresentados na vertical, com as dimensões máximas de 100cm (largura) X 150 cm (altura)
• Os posters serão apresentados pelos seus autores durante 3 minutos, para uma breve discussão com os presentes na sessão agendada para o efeito.
• Comunicações orais (para o programa de enfermagem) – 15 minutos, com 5 minutos de discussão (especial atenção de não ultrapassar o tempo previsto já que o programa é compacto).
• Os resumos dos posters e das comunicações orais a submeter à comissão científica deverão conter até 1500 caracteres em letra ‘areal 12’, incluindo título e autores e a data limite para o envio é: 29.12.2014
• A confirmação da sua aceitação para apresentação nas Jornadas será feita aos autores até: 5.01.2015.

Contactos do secretariado:
Serviço de Medicina Intensiva CHLN
Telf.: 217 805 038
jornadasdoentecrítico@gmail.com

Inscrição: 50€ para médicos e 30€ para enfermeiros/outros.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda